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dc.creatorNascimento, Vinícius José Veras do-
dc.contributor.advisor1Silva, Samara de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-07-08T14:44:58Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Vinícius José Veras do. Gestão educacional no Piauí: análise sobre a formação de gestores e as parcerias público-privadas. 2025. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2194-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a gestão educacional no estado do Piauí, com foco na formação de gestores escolares e na influência das Parcerias Público-Privadas (PPPs) no contexto da educação pública. A pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como exploratória e documental, com levantamento bibliográfico e análise de documentos oficiais, legislações, relatórios institucionais e materiais disponibilizados pelo Canal Educação da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI). Fundamentado em autores como Adrião (2018), Paro (2007), Contreras (2002) e Freire (1996), o estudo problematiza a adoção de modelos de gestão empresarial e gerencialista impostos por fundações privadas, como Instituto Unibanco, Fundação Lemann e Instituto Natura, nos processos formativos de gestores escolares. Os resultados apontam que a formação de gestores por mediação tecnológica, mediada por essas parcerias, prioriza uma lógica voltada para resultados, metas e desempenho, em detrimento da gestão democrática, participativa e voltada para as especificidades locais. Observou-se também a fragilidade na transparência dos recursos públicos utilizados e uma tendência de esvaziamento do papel do Estado na condução das políticas educacionais. A análise conclui que esse modelo de formação compromete a autonomia da gestão escolar, enfraquece os princípios constitucionais da educação pública e amplia a dependência das redes públicas em relação aos interesses privados. Dessa forma, defende-se a necessidade urgente de retomada do papel do Estado na formação de gestores, pautado em princípios democráticos, inclusivos e comprometidos com a qualidade social da educação.por
dc.description.abstractThis paper analyzes educational management in the state of Piauí, focusing on the training of school managers and the influence of Public-Private Partnerships (PPPs) in the context of public education. The research, with a qualitative approach, is characterized as exploratory and documentary, with bibliographic survey and analysis of official documents, legislation, institutional reports and materials made available by the Education Channel of the State Department of Education of Piauí (SEDUC-PI). Based on authors such as Adrião (2018), Paro (2007), Contreras (2002) and Freire (1996), the study problematizes the adoption of business and managerialist management models imposed by private foundations, such as Instituto Unibanco, Fundação Lemann and Instituto Natura, in the training processes of school managers. The results indicate that the training of managers through technological mediation, mediated by these partnerships, prioritizes a logic focused on results, goals and performance, to the detriment of democratic, participatory management focused on local specificities. It was also observed the fragility in the transparency of the public resources used and a tendency to empty the role of the State in the conduct of educational policies. The analysis concludes that this training model compromises the autonomy of school management, weakens the constitutional principles of public education and increases the dependence of public networks on private interests. Thus, the urgent need to resume the role of the State in the training of managers is defended, based on democratic, inclusive principles and committed to the social quality of education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vinícius José Veras do Nascimento (viniciusjoseverasdon@aluno.uespi.br) on 2025-07-07T22:13:21Z No. of bitstreams: 2 TCC__VINICIUS_REVISADO_06_de_junho_de_2025_-_FINAL[1][1] (2).pdf: 932029 bytes, checksum: 61256f075f24f19fe4a38e7d693ed2de (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447 (1).pdf: 87199 bytes, checksum: 690d6399ba85f3d9867a1727bc08d9e0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-08T14:44:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC__VINICIUS_REVISADO_06_de_junho_de_2025_-_FINAL[1][1] (2).pdf: 932029 bytes, checksum: 61256f075f24f19fe4a38e7d693ed2de (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447 (1).pdf: 87199 bytes, checksum: 690d6399ba85f3d9867a1727bc08d9e0 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de Gestorespor
dc.subjectParcerias Público Privadaspor
dc.subjectCanal Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGestão educacional no Piauí: análise sobre a formação de gestores e as parcerias público privadaspor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

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