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Tipo do documento: Artigo
Título: Sociologia das deficiências: Um olhar sobre o processo de educação inclusiva para crianças com transtornos de neurodesenvolvimento
Autor: Lima, Maria Gabrielly Borges de Oliveira
Primeiro orientador: Sousa, Luciano de Melo
Resumo: O estágio é o primeiro momento onde a teoria vai ao encontro com a prática. E é justamente neste momento onde podemos colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e construir novos aprendizados diante da experiência no meio profissional. Este trabalho se justifica pela necessidade de ser trabalhado como ocorre o processo de inclusão quando falamos de transtornos de Neurodesenvolvimento como: TEA , TDAH , Dislexia e Discalculia. O objetivo deste relato de experiência foi: relatar experiências educacionais inclusivas com crianças com transtornos de neurodesenvolvimento, vividas durante período de estágio extracurricular (2020-2023), à luz da Sociologia das Deficiências. A metodologia deste trabalho foi o relato de experiência: além de descrições sobre as vivências desenvolvidas durante o estágio extra curricular, foram construídas reflexões acerca de estigmas e processos de inclusão no universo escolar, os tipos de adopções necessárias de acordo com cada especificação. Com isso percebemos a importância e a necessidade de se falar sobre como ocorre a inclusão, os tipos de adaptações para os Transtornos de Neurodesenvolvimento e a validação da identidade para além do laudo, respeitando as limitações e trabalhando a autonomia das crianças e adolescentes.
Abstract: The internship is the first moment where theory meets practice. It is precisely at this moment that we can apply all the knowledge acquired throughout the course and build new learning based on professional experience. This work is justified by the need to address how the inclusion process occurs when discussing Neurodevelopmental Disorders such as ASD, ADHD, Dyslexia, and Dyscalculia. The objective of this experience report was to share inclusive educational experiences with children with neurodevelopmental disorders, lived during an extracurricular internship period (2020-2023), in light of the Sociology of Disabilities. The methodology of this work was the experience report: in addition to descriptions of the experiences developed during the extracurricular internship, reflections were built on stigmas and inclusion processes within the school environment, as well as the types of adaptations required for each specific condition. Through this, we recognize the importance and necessity of discussing how inclusion occurs, the types of adaptations needed for Neurodevelopmental Disorders, and the validation of identity beyond diagnostic labels, respecting limitations and fostering the autonomy of children and adolescents.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Transtorno de Neurodesenvolvimento
Capacitismo
Sociologia das Deficiências
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Ciências Sociais
Citação: LIMA, Maria Gabrielly Borges de Oliveira. Sociologia das deficiências: um olhar sobre o processo de educação inclusiva para crianças com transtornos de neurodesenvolvimento. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Universidade Estadual do Piauí, Campus Torquato Neto, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2196
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Ciências Sociais (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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