Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2197
Tipo do documento: Artigo
Título: A arte na educação infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da criança
Título(s) alternativo(s): Art in childhood education an its contribution to child development
Autor: Lemos, Grazielly Nunes
Primeiro orientador: Ribeiro, Raimunda Maria da Cunha
Resumo: Promover a arte na Educação Infantil é possibilitar o pleno desenvolvimento do ser humano, tendo em vista que a arte é uma importante área de conhecimento e uma forma de linguagem que possibilita o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo, além de permitir que a criança tenha liberdade para criar, imaginar e se expressar. O ensino de atividades artísticas dentro do ambiente escolar é um importante recurso para explorar o potencial e a criatividade, pois é um processo pelo qual as crianças podem se sentir capazes, importantes e valorizadas. Essas práticas educacionais voltam seus objetivos para a valorização do ser humano como individuo único e singular. O presente artigo busca fazer uma análise sobre as contribuições da arte no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, que se justifica pela necessidade de refletir e se aprofundar sobre as contribuições da arte no desenvolvimento infantil. Através do aprofundamento teórico dos documentos, foi possível identificar a analisar as contribuições do ensino da arte na Educação Infantil. Os resultados nos levam a compreender que o ensino da arte na Educação Infantil é o ponto de partida para a formação da criança em seus aspectos cultural, intelectual, social, emocional, perceptível, físico, estético e criativo.
Abstract: Promoting art in early Childhood Education enables the full development of human beings, given that art is an important area of knowledge and a form of language that enables motor, affective, and cognitive development, in addition to allowing children to have the freedom to create, imagine, and express themselves. Teaching artistic activities within the school environment is an important resource for exploring potential and creativity, as it is a process through which children can feel capable, important, and valued. These educational practices focus their objectives on valuing the human being as a unique and singular individual. This article seeks to analyze the contributions of art to the development of children in Early Childhood Education. The methodology used was qualitative research, which is justified by the need to reflect and delve deeper into the contributions of art to child development. Through the theoretical deepening of the documents, it was possible to identify and analyze the contributions of teaching art in Early Childhood Education. The results lead us to understand that teaching art in Early Childhood Education is the starting point for the formation of children in their cultural, intellectual, social, emotional, perceptual, physical, aesthetic, and creative aspects.
Palavras-chave: Arte
Educação Infantil
Desenvolvimento Infantil
Criança
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: LEMOS, Grazielly Nunes. A arte na educação infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da criança. 2025. 16 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2197
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf247,63 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.