Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, João Marcos Costa-
dc.contributor.advisor1Dias Neto, Constantino Augusto-
dc.contributor.referee1Carvalho, Marcus Vinicius Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Sousa, Thiago Carvalho de-
dc.date.accessioned2025-07-09T12:31:29Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFERREIRA, João Marcos Costa. Cosmonauta: uma proposta de arquitetura conceitual para um sistema educacional mobile com gamificação e repetição espaçada para o ensino de Astronomia e Astronáutica. 2025. 64 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2205-
dc.description.resumoAo longo do tempo, o ser humano tem se beneficiado da influência de conhecimentos em astronomia e astronáutica, para impulsionar o progresso em diversas áreas de atuação. Essa influência não se limita à área astronômica e se estende aos fenômenos do dia a dia. São campos de estudos multidisciplinares com aplicações em diversas áreas do conhecimento. Eles estimulam o aprendizado e promovem o desenvolvimento do pensamento científico. Nesse sentido, o ensino desses temas é essencial desde o início da formação acadêmica. No entanto, a inclusão desses tópicos no currículo escolar ainda não é generalizada, muitas vezes eles são abordados superficialmente ou negligenciados em alguns sistemas educacionais devido à insuficiência de capacitação do professor encarregado de transmitir esses conhecimentos. O presente trabalho tem como objetivo propor uma arquitetura conceitual para um sistema educacional gamificado, denominado ``Cosmonauta'', que incorpore elementos de jogos e faça uso da técnica de repetição espaçada para facilitar o aprendizado de astronomia e astronáutica. Essa abordagem visa oferecer uma plataforma que possa ser utilizada por usuários com diferentes níveis de conhecimento sobre astronomia e astronáutica. Conforme a utilização ocorra, eles poderão adquirir novos conhecimentos sobre os eventos astronômicos do nosso universo.por
dc.description.abstractOver time, human beings have benefited from the influence of knowledge in astronomy and astronautics to drive progress in various fields of activity. This influence is not limited to the astronomical area but extends to everyday phenomena. These are multidisciplinary fields of study with applications in diverse areas of knowledge. They stimulate learning and promote the development of scientific thinking. In this sense, teaching these topics is essential from the beginning of academic education. However, the inclusion of these topics in school curricula is still not widespread; often, they are addressed superficially or neglected in some educational systems due to insufficient training of the teachers responsible for transmitting this knowledge. This work aims to propose a conceptual architecture for a gamified educational system, named ``Cosmonauta'', which incorporates game elements and utilizes the spaced repetition technique to facilitate the learning of astronomy and astronautics. This approach seeks to offer a platform that can be used by users with different levels of knowledge about astronomy and astronautics. As they use it, they will be able to acquire new knowledge about the astronomical events in our universeeng
dc.description.provenanceSubmitted by João Marcos Costa Ferreira (joaoferreira@aluno.uespi.br) on 2025-07-08T18:22:31Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 2032017 bytes, checksum: b619a8d177e0b91757c4b69b8bbaae92 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 145334 bytes, checksum: cc06466cb7a716dd34fe6adca2e291ea (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-09T12:31:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 2032017 bytes, checksum: b619a8d177e0b91757c4b69b8bbaae92 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 145334 bytes, checksum: cc06466cb7a716dd34fe6adca2e291ea (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-09T12:31:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 2032017 bytes, checksum: b619a8d177e0b91757c4b69b8bbaae92 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 145334 bytes, checksum: cc06466cb7a716dd34fe6adca2e291ea (MD5) Previous issue date: 2025-07-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Urbanismopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Ciências da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Astronomiapor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectAstronáuticapor
dc.subjectDesign Gráfico-
dc.subject.cnpqMETODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpor
dc.titleCosmonauta: uma proposta de arquitetura conceitual para um sistema educacional mobile com gamificação e repetição espaçada para o ensino de Astronomia e Astronáuticapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CTU - Bacharelado em Ciências da Computação (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.