Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2209
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | O papel do pedagogo em espaços não escolares: desafios e características de atuação em hospitais |
Autor: | Santos, Ândrea Regina da Silva |
Primeiro orientador: | Oliveira, Mirian Folha de Araújo |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo é analisar os desafios e as possibilidades de atuação do pedagogo no ambiente hospitalar e as contribuições das atividades pedagógicas para o bem-estar do paciente. Os objetivos específicos são: identificar o papel do pedagogo na continuidade dos estudos de crianças e adolescentes hospitalizados; reconhecer o perfil do pedagogo e suas metas para atuar na pedagogia hospitalar; discutir as características do espaço pedagógico hospitalar. A pesquisa caracterizou-se como um estudo exploratório com abordagem qualitativa, conforme destacado por Matavela (2022), que busca uma compreensão mais profunda do tema. Foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos científicos, livros e trabalhos de conclusão de curso. Os resultados revelaram a complexidade e a relevância da atuação do pedagogo na promoção da continuidade dos estudos e no desenvolvimento integral dos pacientes. Os desafios enfrentados incluem a adaptação curricular às necessidades dos alunos hospitalizados e a interação com a equipe multidisciplinar, evidenciando a importância do trabalho colaborativo. A pesquisa também destacou as possibilidades de criação de estratégias inovadoras que favoreçam o aprendizado e a socialização dos pacientes. As práticas pedagógicas implementadas em ambiente hospitalar tendem a considerar o contexto emocional e físico dos alunos, sendo essenciais para um aprendizado respeitoso. As considerações finais apontaram para a necessidade de maior valorização e reconhecimento da atuação do pedagogo hospitalar, ressaltando sua importância na minimização dos impactos da hospitalização na vida acadêmica. |
Abstract: | The general objective of this study was to verify the challenges and possibilities of the pedagogical professional’s role in the hospital environment. The specific objectives included understanding the role of the pedagogue in the continuity of studies for hospitalized children and adolescents, identifying their profile and goals in hospital pedagogy, and discussing the characteristics of the hospital pedagogical space. The research was characterized as na exploratory study with a qualitative approach, as highlighted by Matavela (2022), which seeks a deeper understanding of the topic. A bibliographic review of scientific articles, books, and theses was conducted. The results revealed the complexity and relevance of the pedagogical professional’s role in promoting the continuity of studies and the holistic development of patients. The challenges faced include adapting the curriculum to the needs of hospitalized students and interacting with the multidisciplinary team, highlighting the importance of collaborative work. The research also emphasized the possibilities of creating innovative strategies that favor the learning and socialization of patients. The pedagogical practices implemented considered the emotional and physical context of the students, being essential for a respectful learning environment. The final considerations pointed to the need for greater appreciation and recognition of the hospital pedagogue’s role, emphasizing its importance in minimizing the impacts of hospitalization on academic life. |
Palavras-chave: | Pedagogia Hospitalar Desafios Educacionais Aprendizado Emocional |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | SANTOS, Ândrea Regina da Silva. O papel do pedagogo em espaços não escolares: desafios e características de atuação em hospitais. 2025. 17 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2209 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Completo.pdf | 599,81 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.