???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/220
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Afonso Norberto da-
dc.contributor.referee1Silva, Afonso Norberto da-
dc.contributor.referee2Cruz Neto, João Xavier da-
dc.contributor.referee3Soares Júnior, Pedro Antônio-
dc.date.accessioned2020-02-04T11:45:23Z-
dc.date.issued2019-09-01-
dc.identifier.citationSILVA, Teotônio Vieira da. Áreas de figuras planas e volumes envolvendo sólidos geométricos, uma abordagem conceitual e aplicada. 2019. 80 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/220-
dc.description.resumoConstantemente, no Ensino Básico, alguns conteúdos da matemática, tais como dentro da geometria espacial são apresentados os resultados prontos, às vezes até sem demonstrações, e sem um desenvolvimento pedagógico que faça sentido esses conteúdos e ideias num contexto prático vivencial. Um exemplo dessa deficiência é o Cálculo de Áreas e Volumes. Nesta Dissertação, exibimos um modelo de desenvolvimento progressivo dos conteúdos envolvidos no cálculo de áreas e volumes, com uma fundamentação que seja, simultaneamente, satisfatória e acessível ao nível de entendimento do aluno. Para isso, propomos um uso extensivo de material concreto em sala de aula, que permite não só justificar adequadamente o cálculo de área das figuras planas, mas também o cálculo de volume dos sólidos geométricos tais como: prisma, pirâmide, tronco de pirâmide, cilindro, cone, tronco de cone e esfera, dentre outros sólidos geométricos.por
dc.description.abstractConstantly, in Mathematics, some subjects of mathematics, such as within spatial geometry, are presented in the ready results, sometimes without even the same, and without a pedagogical development that is able to find the ideas in a practical experiential context. An example of this deficiency is the Calculation of Areas and Volumes. In this dissertation, the presentation of a model of progressive development of data is not a calculation of areas and volumes, with a foundation that is both satisfactory and accessible to the level of understanding of the student. For this, I propose an extensive use of concrete material in the classroom, which does not justify the calculation of the area of ??the plane figures and the calculation of the volume of geometric solids such as: prism, pyramid, pyramid trunk, cylinder, cone, trunk cone and sphere, among other geometric solids.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2020-02-04T11:45:23Z No. of bitstreams: 2 Teotônio Vieira da Silva (6).pdf: 4974949 bytes, checksum: 0ce8e45a956f0ce5c200f3a23333493a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-04T11:45:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Teotônio Vieira da Silva (6).pdf: 4974949 bytes, checksum: 0ce8e45a956f0ce5c200f3a23333493a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-09-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectÁreas de Figuras Planaspor
dc.subjectVolumes de Sólidos Geométricospor
dc.subjectProblemas Aplicadospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleÁreas de figuras planas e volumes envolvendo sólidos geométricos, uma abordagem conceitual e aplicadapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação CompletaTexto completo4,86 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Termo de Publicação164,02 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons