| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2212Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Rios, Bianca Pereira Nunes | - |
| dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Nilzene Nataniel de Santana | - |
| dc.contributor.referee1 | Nascimento, Nilzene Natanael de Santana | - |
| dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Raimunda Maria da Silva | - |
| dc.contributor.referee3 | Marques, Valtércia Gonçalves | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-09T14:08:15Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | RIOS, Bianca Pereira Nunes. Jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento psicomotor da criança. 2025. 15f. Artigo Científico (Licenciatura em Pedagogia )- Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2212 | - |
| dc.description.resumo | Os jogos e as brincadeiras são utilizados para estimular o ensino e a aprendizagem, uma vez que são ferramentas pedagógicas que facilitam esse processo. Implica dizer que jogos e brincadeiras são recursos eficazes que permitem aos alunos aprenderem de forma mais prática e divertida. O uso responsável e criativo desses recursos transforma o ambiente escolar em um espaço colaborativo. Este estudo tem como objetivo geral: compreender o que torna os jogos e as brincadeiras ferramentas pedagógicas para auxílio no processo de desenvolvimento psicomotor da criança. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e exploratório, sustentada na literatura específica da área em estudo. Os resultados nos mostram sobre a importância da utilização de jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas, no processo de ensino e aprendizagem, tendo em conta as contribuições oriundas de uma prática lúdica, ativa e criativa. Em linhas gerais, concluímos que jogos e brincadeiras são importantes para o desenvolvimento psicomotor infantil, além das habilidades sociais, emocionais, autoestima e desenvolvimento da linguagem. | por |
| dc.description.abstract | Games and play are used to stimulate the teaching and learning process, since they are pedagogical tools that facilitate the teaching and learning process. This implies that games and play are effective resources that allow students to learn in a more practical and fun way. The responsible and creative use of these resources transforms the school environment into a collaborative space. This study has the general objective of understanding what makes games and play pedagogical tools to aid in the development process. The methodology used was qualitative research, of a bibliographic and exploratory nature, supported by the specific literature of the area under study. The results show us the importance of using games and play as pedagogical tools in the teaching and learning process, taking into account the contributions arising from a playful, active and creative practice. In general terms, we conclude that games and play are important for children's psychomotor development, in addition to social and emotional skills, self-esteem and language development. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Bianca Rios (biancapnunesr@aluno.uespi.br) on 2025-07-08T18:18:39Z No. of bitstreams: 2 Bianca - banca1.pdf: 281021 bytes, checksum: 7d7d9c88f6dbca070d3d94d3ae299b27 (MD5) termo_Bianca_assinado (1)_signed (2).pdf: 329000 bytes, checksum: 213090ebcde6aafc467968836adff949 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-09T14:08:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Bianca - banca1.pdf: 281021 bytes, checksum: 7d7d9c88f6dbca070d3d94d3ae299b27 (MD5) termo_Bianca_assinado (1)_signed (2).pdf: 329000 bytes, checksum: 213090ebcde6aafc467968836adff949 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-09T14:08:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Bianca - banca1.pdf: 281021 bytes, checksum: 7d7d9c88f6dbca070d3d94d3ae299b27 (MD5) termo_Bianca_assinado (1)_signed (2).pdf: 329000 bytes, checksum: 213090ebcde6aafc467968836adff949 (MD5) Previous issue date: 2025-06-06 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Brincadeiras | por |
| dc.subject | Aprendizagem | por |
| dc.subject | Desenvolvimento Psicomotor | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento psicomotor da criança | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo | 274,43 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
