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http://localhost:8080/tede/handle/tede/2216
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): contribuições na retroalimentação da qualidade educacional ou mecanismo de responsabilização? |
Autor: | Mendes, João Victor Souza |
Primeiro orientador: | Ribeiro, Raimunda Maria da Cunha |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Raimunda Maria da Cunha |
Segundo membro da banca: | Nascimento, Nilzene Nataniel de Santana |
Terceiro membro da banca: | Cunha, Suelane Martins da |
Resumo: | O presente trabalho é fruto de pesquisas oriundas da edição 2024/2025 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), com foco na avaliação institucional e qualidade educacional. O objetivo é compreender o debate acerca da temática envolvendo avaliação, resultados educacionais e qualidade da educação ancorado em aproximações teórico-práticas no campo da gestão educacional, tendo como corpus de análise a gestão de redes municipais de ensino no estado do Piauí. A metodologia adotada neste trabalho foi a abordagem qualitativa, levando em consideração: o planejamento, coleta de dados, análise dos pressupostos teóricos-metodológicos e análise das informações. O planejamento teve como ponto de partida selecionar os quatro municípios com mais baixo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), na edição de 2023, entre os municípios piauienses, bem como, compreender o debate acerca da temática avaliação, resultados educacionais e qualidade da educação. Na etapa da coleta de dados foi realizado o levantamento e a sistematização dos fundamentos teóricos relacionados à temática, dos documentos, em sites oficiais dos governos municipais contemplados nesta pesquisa e, também, de informações em site (notícias locais relacionadas à temática em estudo). Na sequência, fizemos a análise de pressupostos teórico-conceituais que embasam a gestão e avaliação educacional, ancorado no Ideb, cujos rebatimentos apontam para a gestão por resultados, e a análise de encaminhamentos político-legais dos governos municipais em matéria de gestão educacional. Os resultados indicam que os municípios, apesar de apresentarem uma escolarização alta no ensino fundamental e, também, uma estrutura baseada nos seus marcos políticos-legais, ainda encontram dificuldades para reverter o atual cenário de desigualdades educacionais em que se encontram. |
Abstract: | This work is the result of research from the 2024/2025 edition of the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program (PIBIC/CNPq), focusing on the theme of institutional evaluation and educational quality. The objective is to understand the debate on the theme involving evaluation, educational results and quality of education anchored in theoretical-practical approaches in the field of educational management, having as a corpus of analysis the management of municipal education networks in the state of Piauí. The methodology adopted in this work was the qualitative approach, taking into account: planning, data collection, analysis of theoretical-methodological assumptions and analysis of information. The planning had as a starting point to select the four municipalities with the lowest Ideb (basic education development index), in the 2023 edition, among the municipalities of Piauí, as well as to understand the debate on the theme of evaluation, educational results and quality of education. During the data collection stage, the theoretical foundations related to the topic were surveyed and systematized in documents and on official websites of the municipal governments included in this research, as well as information on websites (local news related to the topic under study). Next, we analyzed the theoretical and conceptual assumptions that underpin educational management and assessment, anchored in the Ideb, whose repercussions point to management by results, and analyzed the political and legal guidelines of municipal governments regarding educational management. The results indicate that the municipalities, despite having a high level of schooling in elementary education and also a structure based on their political and legal frameworks, still find it difficult to reverse the current scenario of educational inequalities in which they find themselves. |
Palavras-chave: | Avaliação Qualidade Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) Municípios Piauienses |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | MENDES, João Victor Souza Mendes. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): contribuições na retroalimentação da qualidade educacional ou mecanismo de responsabilização?. 2025. 17f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, PI. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2216 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Artigo Completo | Documento principal | 761,17 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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