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Tipo do documento: Artigo
Título: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): contribuições na retroalimentação da qualidade educacional ou mecanismo de responsabilização?
Autor: Mendes, João Victor Souza
Primeiro orientador: Ribeiro, Raimunda Maria da Cunha
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Raimunda Maria da Cunha
Segundo membro da banca: Nascimento, Nilzene Nataniel de Santana
Terceiro membro da banca: Cunha, Suelane Martins da
Resumo: O presente trabalho é fruto de pesquisas oriundas da edição 2024/2025 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), com foco na avaliação institucional e qualidade educacional. O objetivo é compreender o debate acerca da temática envolvendo avaliação, resultados educacionais e qualidade da educação ancorado em aproximações teórico-práticas no campo da gestão educacional, tendo como corpus de análise a gestão de redes municipais de ensino no estado do Piauí. A metodologia adotada neste trabalho foi a abordagem qualitativa, levando em consideração: o planejamento, coleta de dados, análise dos pressupostos teóricos-metodológicos e análise das informações. O planejamento teve como ponto de partida selecionar os quatro municípios com mais baixo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), na edição de 2023, entre os municípios piauienses, bem como, compreender o debate acerca da temática avaliação, resultados educacionais e qualidade da educação. Na etapa da coleta de dados foi realizado o levantamento e a sistematização dos fundamentos teóricos relacionados à temática, dos documentos, em sites oficiais dos governos municipais contemplados nesta pesquisa e, também, de informações em site (notícias locais relacionadas à temática em estudo). Na sequência, fizemos a análise de pressupostos teórico-conceituais que embasam a gestão e avaliação educacional, ancorado no Ideb, cujos rebatimentos apontam para a gestão por resultados, e a análise de encaminhamentos político-legais dos governos municipais em matéria de gestão educacional. Os resultados indicam que os municípios, apesar de apresentarem uma escolarização alta no ensino fundamental e, também, uma estrutura baseada nos seus marcos políticos-legais, ainda encontram dificuldades para reverter o atual cenário de desigualdades educacionais em que se encontram.
Abstract: This work is the result of research from the 2024/2025 edition of the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program (PIBIC/CNPq), focusing on the theme of institutional evaluation and educational quality. The objective is to understand the debate on the theme involving evaluation, educational results and quality of education anchored in theoretical-practical approaches in the field of educational management, having as a corpus of analysis the management of municipal education networks in the state of Piauí. The methodology adopted in this work was the qualitative approach, taking into account: planning, data collection, analysis of theoretical-methodological assumptions and analysis of information. The planning had as a starting point to select the four municipalities with the lowest Ideb (basic education development index), in the 2023 edition, among the municipalities of Piauí, as well as to understand the debate on the theme of evaluation, educational results and quality of education. During the data collection stage, the theoretical foundations related to the topic were surveyed and systematized in documents and on official websites of the municipal governments included in this research, as well as information on websites (local news related to the topic under study). Next, we analyzed the theoretical and conceptual assumptions that underpin educational management and assessment, anchored in the Ideb, whose repercussions point to management by results, and analyzed the political and legal guidelines of municipal governments regarding educational management. The results indicate that the municipalities, despite having a high level of schooling in elementary education and also a structure based on their political and legal frameworks, still find it difficult to reverse the current scenario of educational inequalities in which they find themselves.
Palavras-chave: Avaliação
Qualidade
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
Municípios Piauienses
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: MENDES, João Victor Souza Mendes. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): contribuições na retroalimentação da qualidade educacional ou mecanismo de responsabilização?. 2025. 17f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, PI.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2216
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE)

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