| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2217Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Araujo, Rodrigo Rafael Silva de | - |
| dc.contributor.advisor1 | Martins, Lucivando Ribeiro | - |
| dc.contributor.referee1 | Prazim, Claudia Virginia Albuquerque | - |
| dc.contributor.referee2 | Batista, Victor Modesto | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-09T14:30:10Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | ARAUJO, Rodrigo Rafael Silva de. Diversidade religiosa e educação escolar: uma análise dos projetos políticos pedagógicos das escolas públicas de Parnaíba-PI. 2025. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2217 | - |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma investigação sobre a abordagem da diversidade religiosa nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cinco escolas públicas do município de Parnaíba – PI. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a diversidade religiosa é contemplada nos projetos político pedagógicos institucionais de cada uma das escolas que participaram da pesquisa, à luz das diretrizes legais e dos princípios do Estado laico. A fundamentação teórica baseia-se em autores que discutem a intersecção entre religião, educação e políticas públicas. A metodologia adotada foi qualitativa, com ênfase na análise documental e na análise de discurso, permitindo uma leitura crítica dos PPPs no intuito de compreender as intenções, omissões e discursos subjacentes. Para contextualizar a pesquisa, dedicou-se uma seção ao panorama histórico, político e legal da presença da religião no Brasil, especialmente em ambientes escolares. Os dados extraídos dos documentos foram organizados em quatro categorias principais: “Princípios norteadores”, “Metas”, “Objetivos gerais” e “A religiosidade nos projetos político-pedagógicos”, esta última reservada para menções à religiosidade que não se enquadrassem nas demais categorias. A análise revelou que as escolas que tratam da diversidade religiosa de maneira apenas implícita demonstram um tratamento superficial do tema. Em contrapartida, aquelas que a abordam de forma explícita evidenciam um maior comprometimento com a promoção de um ambiente escolar plural e inclusivo. Conclui-se que as formas como os PPPs tratam a diversidade religiosa refletem tanto o entendimento dos gestores escolares quanto os desafios de implementação de uma educação que respeite as diferentes crenças no contexto da escola pública laica. | por |
| dc.description.abstract | This undergraduate thesis presents an investigation into how religious diversity is addressed in the Political-Pedagogical Projects (PPPs) of five public schools in the municipality of Parnaíba, Piauí, Brazil. The main objective of the research is to analyze how religious diversity is contemplated in the institutional political-pedagogical projects of each of the schools that participated in the research, in light of legal guidelines and the principles of a secular state. The theoretical framework is grounded in authors who explore the intersection of religion, education, and public policy. A qualitative methodology was adopted, focusing on document and discourse analysis, allowing for a critical interpretation of the PPPs in order to understand the intentions, omissions, and underlying narratives. To contextualize the study, a section is dedicated to the historical, political, and legal background of religion in Brazil, particularly within educational settings. The data extracted from the documents were organized into four main categories: “Guiding Principles,” “Goals,” “General Objectives,” and “Religiosity in the Political-Pedagogical Projects,” the latter encompassing references to religiosity not covered by the previous categories. The analysis revealed that schools which address religious diversity only implicitly tend to treat the subject superficially. In contrast, those that deal with the issue explicitly show a greater commitment to fostering a pluralistic and inclusive school environment. The study concludes that the way PPPs approach religious diversity reflects both the school administrators’ understanding of the topic and the broader challenges involved in implementing an education that respects diverse belief systems within a secular public school context. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Rodrigo Rafael Silva de Araujo (rodrigorsdearaujo@aluno.uespi.br) on 2025-07-07T13:09:47Z No. of bitstreams: 2 TCC RODRIGO.REVISADO.2025.pdf: 992275 bytes, checksum: 770310fc9bdeb94d8faf5374c18276ec (MD5) Documentos_ Declarações de PT e inglês, ficha de acompanhamento e declaração de Originalidade.pdf: 1159881 bytes, checksum: 9a8aac0edc4867ae7cdafc9f4f409d16 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Bom dia, anexe o termo de autorização: https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf . Os documentos Pessoais anexos serão excluídos da submissão. on 2025-07-07T13:16:01Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Rodrigo Rafael Silva de Araujo (rodrigorsdearaujo@aluno.uespi.br) on 2025-07-08T17:20:31Z No. of bitstreams: 2 TCC RODRIGO.REVISADO.2025.pdf: 992275 bytes, checksum: 770310fc9bdeb94d8faf5374c18276ec (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI Rodrigo Rafael.pdf: 46522 bytes, checksum: 8ead7442b965efd223e6f3317839f40a (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-09T14:30:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC RODRIGO.REVISADO.2025.pdf: 992275 bytes, checksum: 770310fc9bdeb94d8faf5374c18276ec (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI Rodrigo Rafael.pdf: 46522 bytes, checksum: 8ead7442b965efd223e6f3317839f40a (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-09T14:30:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC RODRIGO.REVISADO.2025.pdf: 992275 bytes, checksum: 770310fc9bdeb94d8faf5374c18276ec (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI Rodrigo Rafael.pdf: 46522 bytes, checksum: 8ead7442b965efd223e6f3317839f40a (MD5) Previous issue date: 2025-06-16 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Diversidade Religiosa | por |
| dc.subject | Projetos Político-Pedagógicos | por |
| dc.subject | Educação Pública | por |
| dc.subject | Análise Documental | por |
| dc.subject | Laicidade | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Diversidade religiosa e educação escolar: uma análise dos projetos políticos pedagógicos das escolas públicas de Parnaíba-PI | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 969,02 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
