Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2233
Tipo do documento: Artigo
Título: O uso do cinema como recurso didático nas aulas de história do ensino fundamental: um estudo no CETI Jacob Demes em Floriano-PI
Título(s) alternativo(s): The use of cinema as a teaching resourse in elementary school history classes: a study at CETI Jacob Demes in Floriano Piaui
Autor: Silva, Luan Mendes Ribeiro da
Primeiro orientador: Negreiros, Valério Rosa de
Resumo: Este artigo investiga o uso do cinema como recurso didático no Ensino de História, tendo como cenário o CETI Jacob Demes, escola de ensino fundamental localizada no município de Floriano-PI. O objetivo foi analisar como os professores utilizam filmes em sala de aula, quais estratégias pedagógicas adotam e os desafios enfrentados. Parte-se da premissa de que o cinema pode estimular o pensamento crítico, permitindo a análise de representações históricas e incentivando reflexões sobre múltiplas narrativas do passado. No entanto, seu uso exige mediação criteriosa para evitar a reprodução acrítica de discursos historiográficos. O referencial teórico inclui Napolitano (2009), que discute formas de utilização do cinema no ensino, e Cerri (2011), que aborda a consciência histórica no aprendizado. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou entrevistas semiestruturadas com três professores de História da escola estudada. Os resultados indicam que, embora reconheçam o potencial pedagógico do cinema, sua aplicação varia. Os principais desafios incluem a limitação da carga horária, a escolha de filmes adequados e a necessidade de planejamento para garantir uma análise crítica. Conclui-se que o cinema pode ser um recurso valioso no Ensino de História, desde que acompanhado de estratégias que promovam a problematização das narrativas cinematográficas. O estudo também destaca a necessidade de formação docente específica e diretrizes institucionais para um uso mais reflexivo do audiovisual, alinhado às diretrizes da BNCC.
Abstract: municipality of Floriano-PI.The aim was to analyze how teachers use films in the classroom, what pedagogical strategies they adopt and the challenges they face. The premise is that cinema can stimulate critical thinking, allowing the analysis of historical representations and encouraging reflection on multiple narratives of the past. However, its use requires careful mediation to avoid the uncritical reproduction of historiographical discourses. The theoretical framework includes Napolitano (2009), who discusses ways of using cinema in teaching, and Cerri (2011), who addresses historical awareness in learning. The research, with a qualitative approach, used semi-structured interviews with three history teachers from the school studied. The results indicate that, although they recognize the pedagogical potential of cinema, its application varies. The main challenges include a limited workload, the choice of suitable films and the need for planning to ensure critical analysis. The conclusion is that cinema can be a valuable resource in History teaching, provided it is accompanied by strategies that promote the problematization of cinematic narratives. The study also highlights the need for specific teacher training and institutional guidelines for a more reflective use of audiovisuals, there aligned with the BNCC guidelines.
Palavras-chave: Ensino de História
Cinema
Recursos Didáticos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em História
Citação: SILVA, Luan Mendes Ribeiro da. O uso do cinema como recurso didático nas aulas de história do Ensino fundamental: um estudo no CETI Jacob Demes em Floriano-PI. 2025. 20 f. Artigo Científico (Licenciatura em História) – Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2233
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em História (Josefina Demes – FLORIANO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo331,54 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.