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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A BNCC aplicada aos Projetos Pedagógicos em escolas da região da Serra da Capivara
Título(s) alternativo(s): The BNCC applied to Pedagogical Projects in schools in the Serra da Capivara Region
Autor: Miranda, Marcia de Sousa 
Primeiro orientador: Ribeiro, Leonardo Leoncio
Resumo: A educação básica no Brasil continua sendo um tema central nas discussões sobre políticas públicas educacionais. Diante dos desafios enfrentados no processo de ensino, tornou-se necessária a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, com o objetivo de estruturar e orientar as práticas pedagógicas nas instituições de ensino. Mais de duas décadas depois, em 2017, foi instituída a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento por faixa etária e etapa escolar. A BNCC passou a nortear a organização dos conteúdos curriculares nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas, reforçando a busca por uma formação integral e equitativa. Os conteúdos sobre biodiversidade estão presentes dentro das competências e habilidades da BNCC. O objetivo deste trabalho foi analisar como a BNCC foi implementada dentro dos PPPs de sete escolas dos municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e São Lourenço do Piauí, na Microrregião da Serra da Capivara, Estado do Piauí. Para isso, foi realizada uma análise documental dos sete PPPs, onde procuramos por informações acerca da estrutura, formação docente, termos-chave “Meio Ambiente”, “Biodiversidade”, bem como presença de Objetivos, Competências e Habilidades relacionadas à temática ambiental. Observou-se que as temáticas relacionadas à Biodiversidade e Meio Ambiente estão pouco presentes dentro dos Projetos Políticos Pedagógicos, tendo apenas um desses documentos citado diretamente códigos ou textos relacionados a habilidades e competências presentes na BNCC. Desta forma, mostra-se necessário a observação dos critérios de elaboração e aprovação destes documentos tão importantes para nortear as atividades escolares.
Abstract: Basic Education in Brazilian schools is still an important subject in discussion, and the difficulties for teaching made necessary to create the “Law of Guidelines and Standards for the National Education” - LDB (Brasil,1996), aiming to enhance the relationship among School and Community. 21 years later, the National Common Curriculum Standards - BNCC (Brasil, 2017) was presented, driving contends by age groups, and the schools must present these contents in their Political-Pedagogigal Projects - PPPs. The contents regarding to biodiversity thematics are presented among some competencies and abilities listed in the BNCC. The objective of this work is to investigate how the BNCC directives are inserted in the PPPs seven schools of São Raimundo Nonato, Coronel José Dias and São Lourenço do Piauí municipalities, all located in the Serra da Capivara Microregion of the Piauí State. For that, we proceeded with documental analysis of the PPPs, where we reached for information about text design, teacher’s area of graduation, keywords as “Environment” and “Biodiversity”, and the presence of specific Objectives, Competencies and abilities related with the environmental and biodiversity thematics as well. The results show that the biodiversity and environmental thematics were poorly represented in the Political-Pedagogica-Projects, in which only one explicitly mentions codes for abilities and competencies addressed by the BNCC. In this sense, it seems necessary to better understand the criteria for elaboration and approval of these documents, so important to drive the scholar activities.
Palavras-chave: Competências e Habilidades
Projeto Político-Pedagógico
Meio Ambiente
Biodiversidade
Análise Documental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: MIRANDA, Marcia de Sousa. A BNCC aplicada aos Projetos Pedagógicos em escolas da região da Serra da Capivara. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Universidade Estadual do Piauí, São Raimundo Nonato, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2234
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Ariston Dias Lima – SÃO RAIMUNDO NONATO)

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