Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2237
Tipo do documento: Monografia
Título: Formação e atuação do acompanhante pedagógico em escolas públicas de Parnaíba-PI
Autor: Lima, Marcos Francisco da Silva
Primeiro orientador: Magalhães, Jonnia Maria Aguiar
Resumo: A elaboração do presente trabalho teve como temática a formação e atuação dos Acompanhantes Pedagógicos. Buscou-se compreender a realidade desses profissionais nas escolas públicas de Parnaíba-PI. Partindo desse princípio, inicialmente foi feito um levantamento do contexto histórico à cerca do acompanhante terapêutico (AT), para então definir seu trabalho atual, que passa de AT, para Acompanhante Pedagógico (AP), falamos sobre a importância deste profissional para a criança, o educador e a escola. Por fim, tratamos das diretrizes que buscam as garantias as bases legais das pessoas com direito ao AP. Foram utilizados para desenvolver a pesquisa dois instrumentos, a saber, o questionário sociodemográfico para levantar os dados da amostra e o roteiro de entrevista semiestruturado. Participaram da pesquisa 11 (onze) AP das escolas públicas municipais. Para analisar as respostas provenientes do questionário, foi utilizado a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Mediante as respostas encontradas pode se destacar o ambiente no qual esses profissionais estão inseridos, em que o trabalho é vivido de maneira solitária, sem uma formação adequada e sem apoio por parte da gestão escolar e do professor. Essa falta de suporte torna a função do AP difícil e fastidioso, o que pode vir a refletir diretamente no bom desenvolvimento das atividades e nas crianças acompanhadas. Porém, apesar das adversidades, esse profissional e de fundamental importância dentro da sala de aula.
Abstract: This work has as theme the formation and training and performance of Pedagogical Companion searching to comprehend this scenario in public school from Parnaíba City. Starting from this base, this research began doing a survey of the historical context about the therapeutic companion, since their origins and the way to arrive in the definitions whose we know nowadays. Then, there was a discussion about the performance of this professional in the schools context and their important function in the inclusion of children. Finally, it treated about the guidelines that search the the legal ensurance of people who has the right to have a PC. It was used to develop this work a semi-structured interview script that was so important for its realization. The questions demographic social it was important to collect sample data. Participated of the research 11 companion from the public school. To analyse the answers it was used Bardin (1977). Through the answers found we can highlited the minds about their function and the difficulties such as the formation as the lack of help by managers and teachers.
Palavras-chave: Acompanhante Pedagógico
Acompanhante Pedagógico - Formação
Acompanhante Pedagógico - Atuação
Área(s) do CNPq: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: LIMA, Marcos Francisco da Silva. Formação e atuação do acompanhante pedagógico em escolas públicas de Parnaíba-PI. 2025. 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2237
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa1,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.