Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2239
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | A Batalha do Jenipapo e o ensino de história: abordagens e desafios |
Autor: | Cardoso, Ana Thais da Silva |
Primeiro orientador: | Alvarenga, Antonia Valtéria Melo |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a Batalha do Jenipapo tem sido representada pela historiografia ao longo do tempo e de que forma o episódio é abordado no ensino de História, com ênfase nos livros didáticos do Ensino Fundamental. A escolha do tema justifica-se pela importância de valorizar a história regional e refletir sobre os silenciamentos presentes nos conteúdos escolares. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise de documentos curriculares e didáticos. O estudo propõe ainda uma sequência didática voltada ao fortalecimento do ensino da História local, contribuindo para a construção de uma consciência histórica crítica e plural. Por fim, ressalta-se que este trabalho não se propõe a esgotar as discussões sobre a Batalha do Jenipapo, tampouco sobre o ensino de História local. Pelo contrário, busca-se abrir caminhos para novas investigações, tanto no campo historiográfico quanto no didático-pedagógico. |
Abstract: | This research aims to analyze how the Battle of Jenipapo has been represented in historiography over time and how the episode is addressed in the teaching of history, with an emphasis on elementary school textbooks. The choice of this topic is justified by the importance of valuing regional history and reflecting on the silences present in school curricula. This is an exploratory study with a qualitative approach, based on a bibliographic review and the analysis of curricular and didactic documents. The study also proposes a didactic sequence aimed at strengthening the teaching of local history, contributing to the development of a critical and plural historical consciousness. Finally, it is emphasized that this work does not intend to exhaust discussions on the Battle of Jenipapo or on the teaching of local history. On the contrary, it seeks to open paths for new investigations, both in the historiographical field and in the didactic-pedagogical domain. |
Palavras-chave: | Batalha do Jenipapo Ensino de História Historiografia Livro Didático História Regional |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em História |
Citação: | CARDOSO, Ana Thais da Silva. A Batalha do Jenipapo e o ensino de história: abordagens e desafios. 2025. 65 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2239 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.