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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2240| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Didática de história e a ditadura civil-militar: estudo comparativo dos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio (2016-2020) |
| Autor: | Fortunatto, Lorrana dos Santos |
| Primeiro orientador: | Dantas, Wanderson Ramonn Pimentel |
| Resumo: | Este artigo objetiva realizar uma análise comparativa das representações da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) em dois livros didáticos destinados ao 3º ano do Ensino Médio: História: Passado e Presente (2016) e Moderna Plus (2020). A metodologia adotada foi fundamentada na História Comparada proposta por José D’Assunção Barros (2007) e no referencial teórico sobre livros didáticos e memória histórica elaborado por Alain Choppin (2002), Cerri (2010) e Halbwachs (2003). Além de Napolitano (2014) e Motta (2018) que também contribuíram com parte teórica sobre o período referente a Ditadura Civil-Militar no Brasil. Os resultados revelam diferenças significativas nas abordagens analisadas, especialmente quanto ao tratamento crítico de 1964, à profundidade na discussão sobre repressão e resistência, à presença de recursos didáticos e à articulação entre memória e direitos humanos. |
| Abstract: | This article aims to conduct a comparative analysis of representations of the Brazilian civil-military dictatorship (1964–1985) in two high school textbooks: História: Passado e Presente (2016) and Moderna Plus (2020). The adopted methodology is based on Comparative History, as proposed by José D’Assunção Barros (2007), and on the theoretical framework regarding textbooks and historical memory developed by Alain Choppin (2002), Cerri (2010), and Halbwachs (2003). Additionally, Napolitano (2014) and Motta (2018) contributed theoretical insights on the dictatorship period in Brazil. The results reveal significant differences between the analyzed approaches, particularly concerning the critical treatment of 1964, the depth of discussion on repression and resistance, the presence of didactic resources, and the connection between memory and human rights. |
| Palavras-chave: | Ditadura Civil-Militar Livros Didáticos História Comparada Memória Histórica Ensino de História |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em História |
| Citação: | FORTUNATTO, Lorrana dos Santos. Didática de história e a ditadura civil-militar: estudo comparativo dos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio (2016–2020). 2025. 28 f. Artigo (Licenciatura Plena em História) – Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2240 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em História (Josefina Demes – FLORIANO) |
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