| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2242| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A influência do conteúdo de canais do YouTube na formação de professores alfabetizadores sobre neurociência |
| Autor: | Silva Neta, Maria Médices de Sousa |
| Primeiro orientador: | Teles, Fabrícia Pereira |
| Resumo: | O presente estudo analisou a formação de professores alfabetizadores por meio de conteúdos disponibilizados na plataforma YouTube, buscando compreender como essa modalidade contribui para a formação docente em relação aos conhecimentos ligados à alfabetização e à neurociência. A pesquisa surge da necessidade de aprimorar a formação dos professores alfabetizadores, diante das dificuldades observadas no processo de alfabetização, que comprometem o desenvolvimento acadêmico e social das crianças. Apesar dos avanços da neurociência, verifica-se uma lacuna na aplicação prática desses conhecimentos na capacitação docente. Dessa forma, o problema central investigado é: de que maneira os conteúdos produzidos por educadores no YouTube podem colaborar para integrar descobertas neurocientíficas à formação continuada dos professores alfabetizadores? A pesquisa foi fundamentada em teorias educacionais e neurocientíficas contemporâneas, que reconhecem o papel do funcionamento cerebral no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo aplicada a 16 vídeos publicados entre 2020 e 2022 nos canais das educadoras Clarissa Pereira e Carla Silva. Os dados revelaram que os materiais analisados oferecem suporte relevante à formação continuada, integrando práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas às necessidades reais da sala de aula. A conclusão evidencia que o uso do YouTube como ferramenta de formação contribui para a atualização profissional e para a articulação entre teoria e prática, mostrando-se especialmente eficaz em períodos desafiadores, como o enfrentado durante a pandemia de COVID- 19. |
| Abstract: | This study analyzed the training of literacy teachers through content available on the YouTube platform, aiming to understand how this modality contributes to teacher education in relation to literacy and neuroscience knowledge. The research arises from the need to improve the training of literacy teachers, given the difficulties observed in the literacy process that compromise children’s academic and social development. Despite advances in neuroscience, a gap remains in the practical application of this knowledge in teacher training. Thus, the central research question is: how can content produced by educators on YouTube help integrate neuroscientific discoveries into the continuing education of literacy teachers? The study was grounded in contemporary educational and neuroscientific theories that recognize the role of brain functioning in the development of reading and writing skills. A qualitative approach was employed, with content analysis applied to 16 videos published between 2020 and 2022 on the channels of educators Clarissa Pereira and Carla Silva. The findings revealed that the analyzed materials provide relevant support for continuing education, integrating innovative pedagogical practices aligned with the real needs of the classroom. The conclusion highlights that YouTube as a training tool contributes to professional development and the articulation between theory and practice, proving especially effective during challenging periods, such as the COVID-19 pandemic. |
| Palavras-chave: | Alfabetização Práticas Educacionais Neurociência Formação Docente Plataformas Digitais |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | SILVA NETA, Maria Médices de Sousa. A influência do conteúdo de canais do YouTube na formação de professores alfabetizadores sobre neurociência. 2025. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2242 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 897,07 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
