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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlencar, Lorena Vieira de-
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Kariele da Silva-
dc.contributor.referee1Moura, Ayla de Jesus-
dc.contributor.referee2Vicente, Patrícia Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-07-11T12:00:15Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationALENCAR, Lorena Vieira de. Educação física escolar x transtorno de ansiedade social em adolescentes: uma revisão narrativa. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2251-
dc.description.resumoO Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, e a ansiedade social afeta significativamente a vida dos jovens, impactando suas relações interpessoais e seu desempenho acadêmico. A prática de atividades físicas tem sido apontada como uma estratégia eficaz para a redução da ansiedade, tornando a Educação Física (EF) um recurso importante para promover o bem-estar físico e psicológico no ambiente escolar. Este estudo teve como objetivo analisar se a participação nas aulas de Educação Física reduz os níveis dos sintomas de ansiedade social em adolescentes. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com a finalidade de examinar os achados científicos sobre o tema. A maioria dos artigos selecionados enfatiza a relação entre Educação Física Escolar e Transtorno de Ansiedade Social em Adolescentes, evidenciando a importância dessa disciplina como uma ferramenta para a saúde mental dos jovens. A revisão inclui estudos publicados entre 1985 e 2024, permitindo uma análise atualizada e abrangente sobre a temática. Os resultados destacam os benefícios da Educação Física no combate aos transtornos de ansiedade, reforçando sua relevância na promoção da saúde emocional e na melhoria da qualidade de vida dos estudantes. Dessa forma, conclui-se que a prática de atividades físicas no contexto escolar pode ser uma intervenção eficaz para minimizar os impactos da ansiedade social em adolescentes fortalecendo o desenvolvimento socioemocional e contribuindo para um ambiente escolar mais acolhedor e saudável.por
dc.description.abstractBrazil is the country with the highest number of people suffering from anxiety in the world, and social anxiety significantly affects the lives of young people, impacting their interpersonal relationships and academic performance. The practice of physical activities has been identified as an effective strategy for reducing anxiety, making Physical Education (PE) an important resource for promoting physical and psychological well-being within the school environment. This study aimed to analyze whether participation in Physical Education classes reduces the levels of social anxiety symptoms in adolescents. It is a narrative literature review designed to examine scientific findings on the topic. Most of the selected articles emphasize the relationship between School Physical Education and Social Anxiety Disorder in adolescents, highlighting the importance of this subject as a tool for young people's mental health. The review includes studies published between 1985 and 2024, allowing for an updated and comprehensive analysis of the theme. The results highlight the benefits of Physical Education in combating anxiety disorders, reinforcing its relevance in promoting emotional health and improving students' quality of life. Thus, it is concluded that engaging in physical activities in the school context can be an effective intervention to minimize the impacts of social anxiety in adolescents, strengthening socio-emotional development and contributing to a more welcoming and healthy school environment.por
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Alencar (lvdea@aluno.uespi.br) on 2025-07-10T17:02:54Z No. of bitstreams: 2 monografia completa.pdf: 482750 bytes, checksum: 63ce9fb4ad5f01ebba5596e034db9c8d (MD5) termo de autorização para publicação.pdf: 219993 bytes, checksum: 1717772085eb8d87cd109b313827096e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-11T12:00:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 monografia completa.pdf: 482750 bytes, checksum: 63ce9fb4ad5f01ebba5596e034db9c8d (MD5) termo de autorização para publicação.pdf: 219993 bytes, checksum: 1717772085eb8d87cd109b313827096e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-11T12:00:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 monografia completa.pdf: 482750 bytes, checksum: 63ce9fb4ad5f01ebba5596e034db9c8d (MD5) termo de autorização para publicação.pdf: 219993 bytes, checksum: 1717772085eb8d87cd109b313827096e (MD5) Previous issue date: 2025-06-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Educação Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectAnsiedade Socialpor
dc.subjectAtividade Físicapor
dc.subjectEducação Física Escolarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação física escolar x transtorno de ansiedade social em adolescentes: uma revisão narrativapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS)

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