Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Mariane Pereira-
dc.contributor.advisor1Paz, Gizeuda de Lavor da-
dc.date.accessioned2025-07-11T12:57:56Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLIMA, Mariane Pereira. A importância da experimentação para o ensino aprendizagem de química no ensino médio: uma revisão bibliográfica. 2025. 15 f. Artigo (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2254-
dc.description.resumoA utilização da experimentação como ferramenta de é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de química, principalmente no Ensino Médio, pois os alunos apresentam dificuldades para assimilarem o conteúdo. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da experimentação no ensino e aprendizagem com a utilização de materiais de baixo custo para os alunos do Ensino Médio, identificando as principais dificuldades relatadas para a sua aplicação, tendo como metodologia a revisão bibliográfica, onde foi realizada a análise de trabalhos sobre a importância da experimentação e suas dificuldades nos últimos 10 anos. Os resultados obtidos demonstraram que mesmo em contextos onde há a falta de estrutura e verba, a experimentação com materiais de baixo custo fornece melhor aprendizado e estimula o protagonismo do aluno. Desse modo, o uso de práticas experimentais com materiais do cotidiano deve ser incentivado nas escolas como forma de melhorar o ensino de química.por
dc.description.abstractThe use of experimentation as a tool is fundamental for the process of teaching and learning chemistry concepts, especially in high school, as students have difficulty assimilating the content. This study aims to analyze the importance of experimentation in teaching and learning using low-cost materials for high school students, identifying the main difficulties reported in its application. Using a literature review as a methodology, we analyzed studies on the importance of experimentation and its difficulties over the past 10 years. The results obtained demonstrated that even in contexts where there is a lack of structure and funding, experimentation with low-cost materials provides better learning and encourages student protagonism. Therefore, the use of experimental practices with everyday materials should be encouraged in schools as a way to improve chemistry teaching.por
dc.description.provenanceSubmitted by Mariane Pereira Lima (marianelima@aluno.uespi.br) on 2025-07-10T17:01:38Z No. of bitstreams: 2 TCCII_ MARIANE PEREIRA_ FINAL.pdf: 821912 bytes, checksum: fb3dfc4d707eaca0ecd934550c9d7aa8 (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_REPOSITORIO_UESPI_MARIANE_PEREIRA_assinado.pdf: 384916 bytes, checksum: b431acedc3d8bd2f0eeec4dbe903c05a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-11T12:57:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCCII_ MARIANE PEREIRA_ FINAL.pdf: 821912 bytes, checksum: fb3dfc4d707eaca0ecd934550c9d7aa8 (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_REPOSITORIO_UESPI_MARIANE_PEREIRA_assinado.pdf: 384916 bytes, checksum: b431acedc3d8bd2f0eeec4dbe903c05a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-11T12:57:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCCII_ MARIANE PEREIRA_ FINAL.pdf: 821912 bytes, checksum: fb3dfc4d707eaca0ecd934550c9d7aa8 (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_REPOSITORIO_UESPI_MARIANE_PEREIRA_assinado.pdf: 384916 bytes, checksum: b431acedc3d8bd2f0eeec4dbe903c05a (MD5) Previous issue date: 2025-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectBaixo Custopor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA importância da experimentação para o ensino aprendizagem de química no ensino médio: uma revisão bibliográficapor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Química (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf802,65 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.