| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2254| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | A importância da experimentação para o ensino aprendizagem de química no ensino médio: uma revisão bibliográfica |
| Autor: | Lima, Mariane Pereira |
| Primeiro orientador: | Paz, Gizeuda de Lavor da |
| Resumo: | A utilização da experimentação como ferramenta de é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de química, principalmente no Ensino Médio, pois os alunos apresentam dificuldades para assimilarem o conteúdo. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da experimentação no ensino e aprendizagem com a utilização de materiais de baixo custo para os alunos do Ensino Médio, identificando as principais dificuldades relatadas para a sua aplicação, tendo como metodologia a revisão bibliográfica, onde foi realizada a análise de trabalhos sobre a importância da experimentação e suas dificuldades nos últimos 10 anos. Os resultados obtidos demonstraram que mesmo em contextos onde há a falta de estrutura e verba, a experimentação com materiais de baixo custo fornece melhor aprendizado e estimula o protagonismo do aluno. Desse modo, o uso de práticas experimentais com materiais do cotidiano deve ser incentivado nas escolas como forma de melhorar o ensino de química. |
| Abstract: | The use of experimentation as a tool is fundamental for the process of teaching and learning chemistry concepts, especially in high school, as students have difficulty assimilating the content. This study aims to analyze the importance of experimentation in teaching and learning using low-cost materials for high school students, identifying the main difficulties reported in its application. Using a literature review as a methodology, we analyzed studies on the importance of experimentation and its difficulties over the past 10 years. The results obtained demonstrated that even in contexts where there is a lack of structure and funding, experimentation with low-cost materials provides better learning and encourages student protagonism. Therefore, the use of experimental practices with everyday materials should be encouraged in schools as a way to improve chemistry teaching. |
| Palavras-chave: | Experimentação Ensino Médio Ensino de Química Baixo Custo |
| Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Química |
| Citação: | LIMA, Mariane Pereira. A importância da experimentação para o ensino aprendizagem de química no ensino médio: uma revisão bibliográfica. 2025. 15 f. Artigo (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2254 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Química (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 802,65 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
