Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Maria da Conceição Mendes da-
dc.creatorCarvalho, Vilma de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Meneses, Anderson Fabian de Sousa-
dc.date.accessioned2025-07-11T14:54:51Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationROCHA, Maria da Conceição Mendes da; CARVALHO, Vilma de Oliveira. O uso de metodologias ativas no ensino da matemática para jovens e adultos. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Altos, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2262-
dc.description.resumoEste estudo investiga o uso de metodologias ativas no ensino de matemática para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Considerando que esses alunos, frequentemente, apresentam histórico de dificuldades na disciplina e baixa motivação, o uso de práticas pedagógicas inovadoras pode favorecer o engajamento e a compreensão dos conteúdos matemáticos. A pesquisa busca identificar quais metodologias ativas são mais eficazes na EJA, explorando o impacto dessas abordagens na motivação e no desempenho acadêmico dos alunos. Através de um estudo exploratório e qualitativo, pretende-se avaliar as percepções de professores e estudantes, oferecendo contribuições para o desenvolvimento de estratégias mais inclusivas e eficazes no ensino de matemática para essa população específica.por
dc.description.abstractThis study investigates the use of active methodologies in teaching mathematics to Youth and Adult Education (EJA) students. Considering that these students often have a history of difficulties in the subject and low motivation, the use of innovative pedagogical practices can promote engagement and understanding of mathematical content. The research seeks to identify which active methodologies are most effective in EJA, exploring the impact of these approaches on students' motivation and academic performance. Through an exploratory and qualitative study, we intend to evaluate the perceptions of teachers and students, offering contributions to the development of more inclusive and effective strategies in teaching mathematics for this specific population.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria da Conceição DA ROCHA (ceicamendes1821@gmail.com) on 2025-04-02T14:48:36Z No. of bitstreams: 2 TCC com assinaturas.pdf: 368920 bytes, checksum: f331fb159f95883eab755e7d69f9fa3c (MD5) AnyScanner_04_01_2025.pdf: 1630229 bytes, checksum: 2ee4f65fd8d99a46afbde53257dff3cb (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE LOCALIZAMOS UMA OUTRA SUBMISSÃO JÁ APROVADA NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL, SOLICITE SUA DECLARAÇÃO ATRAVÉS DO EMAIL: REPOSITORIOINSTITUCIONAL@UESPI.BR INFORME NOME COMPLETO, MATRÍCULA, CURSO E CAMPUS. on 2025-04-03T13:32:00Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria da Conceição DA ROCHA (ceicamendes1821@gmail.com) on 2025-07-11T14:34:39Z No. of bitstreams: 2 TCC com assinaturas.pdf: 368920 bytes, checksum: f331fb159f95883eab755e7d69f9fa3c (MD5) AnyScanner_04_01_2025.pdf: 1630229 bytes, checksum: 2ee4f65fd8d99a46afbde53257dff3cb (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-11T14:54:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC com assinaturas.pdf: 368920 bytes, checksum: f331fb159f95883eab755e7d69f9fa3c (MD5) AnyScanner_04_01_2025.pdf: 1630229 bytes, checksum: 2ee4f65fd8d99a46afbde53257dff3cb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-11T14:54:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC com assinaturas.pdf: 368920 bytes, checksum: f331fb159f95883eab755e7d69f9fa3c (MD5) AnyScanner_04_01_2025.pdf: 1630229 bytes, checksum: 2ee4f65fd8d99a46afbde53257dff3cb (MD5) Previous issue date: 2025-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectMetodologias Ativaspor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO uso de metodologias ativas no ensino da matemática para jovens e adultospor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf360,27 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.