Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Igor dos Santos-
dc.contributor.advisor1Rocha, Dheiky Rêgo Monteiro-
dc.contributor.referee1Silva, Brigida Mônica da-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Thaís Amelia Araújo-
dc.date.accessioned2025-07-14T11:35:49Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationALVES, Igor dos Santos. Traços humanizantes na obra O reizinho mandão, de Ruth Rocha: uma função emancipatória. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2267-
dc.description.resumoA literatura infantil constitui um instrumento de grande relevância na formação crítica e ética das crianças, favorecendo ao desenvolvimento de valores sociais e emocionais desde a infância. Este artigo tem como objetivo analisar a constituição dos traços humanizantes presentes na obra O reizinho mandão, de Ruth Rocha, na perspectiva emancipatória do leitor do gênero de literatura infantil. Para tanto, o método adotado será qualitativo, com enfoque na análise interpretativa de caráter bibliográfico e abordagem crítica literária. Foram utilizados referenciais teóricos de Candido (2002, 2014) e outros estudiosos que abordam a função humanizadora da literatura, e a formação do leitor crítico, Coelho (2006), Aguiar (2014) e Andruetto (2012, 2017), entre outros. Os resultados demonstram que a narrativa de Ruth Rocha promove valores como a liberdade de expressão, a reflexão crítica, a empatia e a resistência à opressão, configurando-se como um recurso formativo de grande potência emancipadora. Conclui-se que a obra analisada reafirma o papel da literatura infantil como prática humanizadora e transformadora, sendo essencial para a formação de sujeitos mais conscientes, sensíveis e socialmente engajados, capazes de reconhecer e enfrentar as complexidades do mundo contemporâneo.por
dc.description.abstractChildren's literature is an essential tool for the critical and ethical development of children, fostering the construction of social and emotional values from an early age. This article aims to analyze the constitution of humanizing traits in Ruth Rocha’s work O reizinho mandão, in light of the emancipatory function of children's literature. To this end, the method adopted will be qualitative, with a focus on interpretative analysis of a bibliographic nature and a critical literary approach. The theoretical framework included Candido (2002, 2014) and other scholars who address the humanizing role of literature and the formation of critical readers, Coelho (2006), Aguiar (2014) and Andruetto (2012, 2017), between others. The results demonstrate that Rocha’s narrative promotes values such as freedom of expression, critical reflection, empathy, and resistance to oppression, establishing itself as a powerful formative and emancipatory resource. It is concluded that the analyzed work reaffirms the role of children's literature as a humanizing and transformative practice, essential for the formation of more conscious, sensitive, and socially engaged individuals, capable of recognizing and confronting the complexities of the contemporary world.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Igor alves (igordossantosalves@aluno.uespi.br) on 2025-07-11T21:49:24Z No. of bitstreams: 2 tcc Igor Alves.pdf: 310470 bytes, checksum: ae111e24fec6e24fb5bcd11ed25f5b31 (MD5) ficha igor.pdf: 558524 bytes, checksum: 5283ff33ce35001465bbb7f474e0e794 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-14T11:35:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tcc Igor Alves.pdf: 310470 bytes, checksum: ae111e24fec6e24fb5bcd11ed25f5b31 (MD5) ficha igor.pdf: 558524 bytes, checksum: 5283ff33ce35001465bbb7f474e0e794 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-14T11:35:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 tcc Igor Alves.pdf: 310470 bytes, checksum: ae111e24fec6e24fb5bcd11ed25f5b31 (MD5) ficha igor.pdf: 558524 bytes, checksum: 5283ff33ce35001465bbb7f474e0e794 (MD5) Previous issue date: 2025-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura infantileng
dc.subjectFunção Humanizadorapor
dc.subjectTraços Humanizantespor
dc.subjectEmancipação do Leitorpor
dc.subjectRuth Rochapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleTraços humanizantes na obra O reizinho mandão, de Ruth Rocha: uma função emancipatóriapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso Completo303,19 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.