Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Joyce dos Santos-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jonas Henrique-
dc.date.accessioned2025-07-14T14:23:22Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Joyce dos Santos. Prática docente dentro do cárcere: um estudo sobre a penitenciária mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba-PI. 2025. 74 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2277-
dc.description.resumoA pesquisa tem o objetivo de entender como funciona o ensino na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, localizada em Parnaíba, interior do Estado do Piauí. Para isso, o estudo foi realizado com as professoras que atuam na unidade, assim como com os internos e internas que fazem parte do projeto de alfabetização do Instituto Brasileiro de Educação e Meio Ambiente (IBRAEMA) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na unidade penal. O estudo tem como objetivo buscar conhecer quais as práticas educacionais que são aplicadas para quem está em cárcere privado, mostrar quais os desafios enfrentados por professores ao tentar promover o desenvolvimento educacional para os encarcerados, e compreender como os internos enxergam o resultado da educação em suas vidas dentro do sistema prisional e após o cumprimento de suas sentenças. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. A revisão bibliográfica foi dividida em dois capítulos: o primeiro descreve a história da educação no Brasil e sua implementação no estado do Piauí; o segundo, aborda a educação desenvolvida na unidade prisional de Parnaíba e o cotidiano do ensino na unidade prisional. Para obtenção dos resultados, foram aplicados questionários com a amostra desse estudo. Todos os dados coletados ajudaram a alcançar os objetivos propostos. Com isso, foi possível entender como os internos enxergam o processo educacional em suas vidas, identificar os métodos de aprendizagem utilizados durante a realização das aulas e também mostrar os desafios que são enfrentados por essas profissionais no ensino prisional. A educação tem o poder de transformar as pessoas, especialmente quando aplicada de forma pedagógica e inovadora. Para os internos, essa é uma oportunidade de buscar uma vida melhor após cumprirem sua pena.por
dc.description.abstractThe purpose of this research is to understand how education is implemented at the Co-ed prison Juiz Fontes Ibiapina, located in Parnaíba, in the country town of Piauí states, Brazil. The study was conducted with the teachers working at the facility, as well as with men and women inmates participating in the literacy project led by the Brazilian Institute of Education and Environment (IBRAEMA) and the Youth and Adult Education program (EJA) within the penal unit. The study aims to understand what educational practices are applied to those in private custody, to show the challenges faced by teachers when trying to promote educational development for inmates, and to understand how the inmates perceive the results of education in their lives within the prison system and after serving their sentences. This is a qualitative study with an exploratory and descriptive nature. The literature review was divided into two sections: the first approaches the history of education in Brazil and its implementation in the Piauí state; the second examines the educational practices developed within the prison in Parnaíba and the daily realities of teaching at the Co-ed prison. To obtain the results, questionnaires were applied with the study sample. The collected data contributed significantly to achieving the research objectives. Therefore, it was possible to understand how the imprisoners perceive the educational process in their lives, identify the learning methods employed during classes, and expose the challenges faced by educators working in the prison education system. Education has the power to transform people, especially when applied through pedagogical and innovative approaches. For the incarcerated, it represents an opportunity to seek a better life after serving their sentence.eng
dc.description.provenanceSubmitted by joyce sousa (joycessousa@aluno.uespi.br) on 2025-07-10T08:31:27Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1535613 bytes, checksum: 519d8e20ebafedf8d69a739658933cf5 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 101752 bytes, checksum: 4b85c5f90a7ceda278100b0d67e50465 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, 1. O TERMO DE AUTORIZAÇÃO DEVE SER PREENCHIDO E ASSINADO PELO AUTOR E ORIENTADOR; 2. RETIRE OS ANEXOS COM ASSINATURAS FÍSICAS. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-07-10T12:22:16Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by joyce sousa (joycessousa@aluno.uespi.br) on 2025-07-11T20:13:10Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1535613 bytes, checksum: 519d8e20ebafedf8d69a739658933cf5 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 532657 bytes, checksum: 9fe186b5c89e6efa9a0e2bb8cb0b1ce3 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, 1. RETIRE OS ANEXOS COM ASSINATURAS FÍSCAS E INFORMAÇÕES PESSOAIS. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-07-14T12:21:10Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by joyce sousa (joycessousa@aluno.uespi.br) on 2025-07-14T13:36:24Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 532657 bytes, checksum: 9fe186b5c89e6efa9a0e2bb8cb0b1ce3 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 950194 bytes, checksum: a0dfe721762271d8c29a7d8e72acb12e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-14T14:23:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 532657 bytes, checksum: 9fe186b5c89e6efa9a0e2bb8cb0b1ce3 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 950194 bytes, checksum: a0dfe721762271d8c29a7d8e72acb12e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-14T14:23:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 532657 bytes, checksum: 9fe186b5c89e6efa9a0e2bb8cb0b1ce3 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 950194 bytes, checksum: a0dfe721762271d8c29a7d8e72acb12e (MD5) Previous issue date: 2025-06-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPessoas Privadas de Liberdadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSistema Prisionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePrática docente dentro do cárcere: um estudo sobre a penitenciária mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba-PIpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf927,92 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.