Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2278
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Inclusão de crianças com deficiência no ensino fundamental inicial: um estudo de caso nas escolas municipais de Corrente-PI |
Autor: | Tavares, Myllena Fernanda Lustosa |
Primeiro orientador: | Souza, Antoniele Silvana de Melo |
Primeiro membro da banca: | Souza, Antoniele Silvana de Melo |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Mirian Folha de Araújo |
Terceiro membro da banca: | Brandenbug, Cristine |
Resumo: | O presente estudo aborda a inclusão educacional de crianças com deficiência no Ensino Fundamental I, com foco em docentes das instituições municipais de Corrente-PI. A pesquisa parte da distinção entre os conceitos de inclusão e integração, conforme discutido na fundamentação teórica, e busca compreender se as práticas adotadas pelas instituições refletem os princípios da educação inclusiva ou se se limitam à presença física dos alunos. Adotou-se uma abordagem qualitativa, a qual possibilita uma compreensão mais aprofundada das percepções e práticas docentes. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários semiestruturados e observações no contexto institucional, com o intuito de captar experiências, desafios e estratégias relatadas pelos docentes das instituições participantes. A análise dos dados fundamentou-se em autores como Mantoan (2003), Piaget (1976), Vygotsky (1991) e Sassaki (1997), bem como em documentos legais, tais como a Lei Brasileira da Inclusão (2015), o Plano Nacional de Educação (2014), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Declaração de Salamanca (1994). Os resultados indicam que, apesar dos esforços da equipe pedagógica, ainda persistem barreiras de ordem estrutural, formativa e atitudinal que dificultam a efetivação da inclusão escolar. Conclui-se que a inclusão deve ser compreendida como um processo contínuo, o qual exige transformações nas práticas pedagógicas, na formação docente, nas condições físicas das instituições e nas atitudes de toda a comunidade educativa, de modo a garantir a equidade e o direito à aprendizagem de todos os estudantes. |
Abstract: | This study addresses the educational inclusion of children with disabilities in the early years of elementary education, focusing on two municipal schools in Corrente, Piauí, Brazil. It distinguishes between the concepts of inclusion and integration, as discussed in the theoretical framework, and seeks to understand whether the practices adopted by the institutions reflect the principles of inclusive education or merely the physical presence of students. A qualitative approach was adopted to allow for an in-depth understanding of teachers’ perceptions and practices. Data were collected through semi-structured questionnaires and institutional observations, aiming to capture teachers’ experiences, challenges, and strategies. The analysis was grounded in the works of Mantoan (2003), Piaget (1976), Vygotsky (1991), and Sassaki (1997), as well as in legal documents such as the Brazilian Inclusion Law (2015), the National Education Plan (2014), the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (2008), and the Salamanca Statement (1994). The results indicate that, despite the pedagogical teams’ efforts, structural, training-related, and attitudinal barriers still hinder the full realization of school inclusion. The study concludes that inclusion must be understood as a continuous process that requires changes in pedagogical practices, teacher training, physical conditions of schools, and the attitudes of the entire educational community to ensure equity and the right to learning for all students. |
Palavras-chave: | Inclusão Escolar Educação Especial Práticas Pedagógicas Formação Docente |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | TAVARES, Myllena Fernanda Lustosa. Inclusão de crianças com deficiência no ensino fundamental inicial: um estudo de caso nas escolas municipais de Corrente-PI. 2025. 23 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2278 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Completo.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 235,09 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.