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http://localhost:8080/tede/handle/tede/2285
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Violência escolar na educação infantil: conceitos, fatores contribuintes, consequências e políticas de prevenção |
Autor: | Souza, Adriele Serpa de |
Primeiro orientador: | Souza, Antoniele Silvana de Melo |
Primeiro membro da banca: | Souza, Antoniele Silvana de Melo |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Liliane Pinheiro |
Terceiro membro da banca: | Medeiros, Jarles Lopes de |
Resumo: | A violência escolar é uma realidade presente em muitas escolas do Brasil, inclusive na Educação Infantil. Apesar de parecerem pequenos os conflitos nessa fase, eles podem gerar impactos sérios no desenvolvimento das crianças. Esta pesquisa tem como objetivo compreender sobre o fenômeno da violência escolar no âmbito da Educação Infantil. Os objetivos específicos são: compreender conceitos e definições de violência escolar; identificar causas e fatores contribuintes para o fenômeno da violência escolar; pontuar as principais consequências da violência escolar; discutir sobre políticas de prevenção à violência escolar. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter bibliográfico, com base em livros, artigos científicos, leis educacionais e autores reconhecidos como Abramovay (2002), Fante (2009), Paro (2007); Vygotsky (1991); Deslandes (2009). Também foram consultados documentos que orienta a prática pedagógica como estratégia de prevenção e combate à violência escolar. A partir das leituras, percebemos que a gestão escolar tem papel essencial na criação de um ambiente de paz e respeito dentro das escolas, promovendo o diálogo entre professores, pais e alunos. Quando a direção da escola se envolve e busca soluções com empatia, firmeza e escuta ativa, os resultados são mais positivos. Concluímos que a prevenção à violência na Educação Infantil deve ser levada a sério desde cedo, e a atuação da gestão escolar é uma peça-chave para transformar o ambiente escolar em um espaço seguro e acolhedor para todos. |
Abstract: | School violence is a reality in many schools in Brazil, including in Early Childhood Education. Although conflicts at this stage may seem small, they can have serious impacts on children's development. This research aims to understand the phenomenon of school violence in Early Childhood Education. The specific objectives are: to understand concepts and definitions of school violence; to identify causes and contributing factors to the phenomenon of school violence; to highlight the main consequences of school violence; and to discuss policies to prevent school violence. The methodology used was a bibliographical research, based on books, scientific articles, educational laws, and recognized authors such as Abramovay (2002), Fante (2009), Paro (2007); Vygotsky (1991); Deslandes (2009). Documents which guides pedagogical as a strategy to prevent and combat school violence were also consulted. From the readings, we realized that school management plays an essential role in creating an environment of peace and respect within schools, promoting dialogue between teachers, parents and students. When school management gets involved and seeks solutions with empathy, firmness and active listening, the results are more positive. We conclude that preventing violence in Early Childhood Education must be taken seriously from an early age, and the actions of school management are a key part in transforming the school environment into a safe and welcoming space for everyone. Keywords: Early Childhood Education. School violence. School management. Conflicts. Prevention. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Violência Escolar Gestão Escolar Conflitos - Prevenção |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | SOUZA, Adriele Serpa de. Violência escolar na educação infantil: conceitos, fatores contribuintes, consequências e políticas de prevenção. 2025. 15 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2285 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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