Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2287
Tipo do documento: Monografia
Título: Impacto das redes sociais no desempenho acadêmico dos alunos do ensino superior
Autor: Martins, Maria Pérola dos Santos
Primeiro orientador: Clementino, Cíntia de Souza
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma o uso das redes sociais influencia o desempenho acadêmico dos estudantes do ensino superior. A pesquisa buscou compreender quanto tempo os alunos dedicam a essas plataformas em comparação com o tempo de estudo, os motivos que os levam a utilizá-las, suas redes preferidas e como elas são usadas no contexto acadêmico, inclusive durante as aulas. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo, com a aplicação de um questionário contendo 23 perguntas objetivas, respondido por 59 alunos da Universidade Estadual do Piauí – Campus Professor Barros Araújo. Os dados foram analisados por meio de testes estatísticos como Qui-quadrado, teste t de Student e modelos lineares generalizados, com auxílio do software R. Os resultados mostraram que o uso das redes sociais é bastante presente na rotina dos estudantes, sendo o WhatsApp e o Instagram as mais utilizadas. Embora o entretenimento ainda seja o principal motivo de uso, muitos reconhecem que essas plataformas podem auxiliar nos estudos, especialmente na troca de informações e na comunicação com colegas. Não foi encontrada relação direta entre o tempo gasto nas redes e o rendimento acadêmico, mas observou-se que as alunas tendem a estudar mais e usar as redes com mais foco acadêmico. 56% dos participantes afirmou já ter deixado de realizar alguma tarefa por causa do tempo dedicado às redes. Conclui-se que o impacto das redes sociais no desempenho acadêmico pode ser tanto positivo, quanto negativo, dependendo da forma como são utilizadas. O estudo reforça a importância de promover o uso consciente e educativo dessas ferramentas e sugere novos estudos com amostras ampliadas e diferentes contextos institucionais.
Abstract: This study aimed to analyze how the use of social media influences the academic performance of higher education students. The research sought to understand how much time students dedicate to these platforms compared to study time, the reasons behind their usage, their preferred networks, and how these tools are used in academic settings, including during classes. The study followed a quantitative and descriptive approach, using a structured questionnaire with 23 objective questions, answered by 59 students from the State University of Piauí – Professor Barros Araújo Campus. Data were analyzed using statistical tests such as Chi-square, Student’s t-test, and generalized linear models, with the help of R software. The results showed that social media is strongly present in students’ daily lives, with WhatsApp and Instagram being the most used platforms. Although entertainment remains the main reason for use, many students recognize the educational potential of these tools, especially for information sharing and communication with peers. No direct relationship was found between time spent on social media and academic performance, but it was observed that female students tend to dedicate more time to studying and use social media more often for academic purposes. 56% participants reported having failed to complete some academic activity due to time spent on social media. It is concluded that the impact of social media on academic performance can be either positive or negative, depending on how these platforms are used. The study highlights the importance of promoting the conscious and educational use of social media and suggests further research with larger and more diverse samples.
Palavras-chave: Redes Sociais
Ferramentas de Ensino
Universidade - Campus Picos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: MARTINS, Maria Pérola dos Santos. Impacto das redes sociais no desempenho acadêmico dos alunos do ensino superior. 2025. 54 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2287
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf17,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.