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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2293
Tipo do documento: Monografia
Título: Uso de business intelligence para visualização de indicadores de evasão escolar no ensino superior
Autor: Sousa, Vitor Jarrel Castro de
Primeiro orientador: Rocha, Maurício Rêgo da Mota
Resumo: A evasão escolar é um fenômeno que afeta diversos níveis e modalidades educacionais, caracterizando-se pelo abandono ou desistência do aluno em relação a determinada instituição ou modalidade de ensino. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma solução de Business Intelligence para analisar os dados referentes à evasão no ensino superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Para tanto, adotou-se uma metodologia de natureza aplicada e descritiva, com abordagem quali-quantitativa. O método desenvolvido envolveu um processo de ETL e a modelagem de um esquema estrela. Os dados obtidos foram visualizados por meio de dashboards interativos e integrados em um Sistema Web, desenvolvidos no Looker Studio, uma ferramenta gratuita e intuitiva. Os resultados apresentaram expressivos números de evasão, com uma taxa geral de 43,08% em todos os campi da UESPI, tendo alcançado o pico no período de 2023.1. Observou-se ainda que a maioria dos alunos evadidos tem entre 25 e 29 anos e pertence ao sexo masculino. Conclui-se que é necessário implementar políticas públicas de permanência universitária, bem como adotar medidas que possibilitem a compreensão das causas subjetivas da evasão, visando à sua mitigação.
Abstract: School dropout is a phenomenon that affects various educational levels and modalities, characterized by the student’s abandonment or withdrawal from a particular institution or type of education. In this context, this study aimed to develop a Business Intelligence solution to analyze dropout data in higher education at the State University of Piauí (UESPI). To this end, an applied and descriptive methodology with a qualitative and quantitative approach was adopted. The method involved an ETL process and the modeling of a star schema. The resulting data were visualized through interactive dashboards, integrated into a web system developed using Looker Studio, a free and user-friendly tool. The results revealed significant dropout numbers, with a general rate of 43,08% across all UESPI campuses, peaking in the 2023.1 academic term. It was also observed that most dropout students are male and between 25 and 29 years old. It is concluded that it is necessary to implement public policies aimed at university retention, as well as adopt measures to understand the subjective causes of dropout in order to mitigate them.
Palavras-chave: Business Intelligence
Data Wharehouse
Visualização de Dados
Evasão Escolar
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Tecnologia e Urbanismo
Programa: Bacharelado em Ciências da Computação
Citação: SOUSA, Vitor Jarrel Castro de. Uso de business intelligence para visualização de indicadores de evasão escolar no ensino superior. 2025. 61 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2293
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CTU - Bacharelado em Ciências da Computação (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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