Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2298
Tipo do documento: Monografia
Título: Shapelab – uma abordagem visual para o ensino de programação a alunos surdos por meio do shape coding e MDE
Autor: Oliveira, Quemia Caroline Alves
Primeiro orientador: Duarte, Lianna Mara Castro
Primeiro membro da banca: Carvalho, Giovanni Nunes de
Segundo membro da banca: Filho, Jose de Ribamar Martins Bringel
Resumo: Observa-se no Brasil mudanças significativas na percepção das pessoas surdas como indivíduos. Atualmente, é notável o aumento da presença de estudantes com diferentes formas de deficiên- cia nas universidades, com um crescimento anual dos estudantes surdos. Com o aumento no número desses estudantes, cresce a necessidade de adaptação das instituições para receber esse grupo de alunos. A principal dificuldade surge da divergência entre as linguagens utilizadas por docentes e discentes. Isso pode acarretar prejuízos em diversas disciplinas ao longo dos cur- sos, caso os alunos não compreendam plenamente o conteúdo ministrado nas disciplinas. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma abordagem metodológica de apoio do- cente, voltada para a disciplina de Programação Estruturada. Para isso, adotou-se a metodologia do Shape Coding, visando aproximar a didática e a apresentação do conteúdo à forma como os estudantes surdos aprendem, promovendo, assim, uma prática pedagógica mais inclusiva. A proposta baseia-se na adaptação de estruturas da linguagem de programação a elementos visuais, como formas e cores, conforme os princípios do Shape Coding. Para demonstrar a viabilidade dessa abordagem, foram elaborados protótipos gráficos no ambiente Eclipse Sirius, permitindo a modelagem visual de algoritmos e a validação conceitual da proposta. Além disso, a iniciativa considerou diretrizes de acessibilidade e a compatibilidade com softwares previamente utiliza- dos pelos alunos, com o objetivo de garantir maior usabilidade e familiaridade no processo de aprendizagem.
Abstract: Significant changes have been observed in Brazil regarding the perception of deaf individuals as full members of society. Currently, there is a noticeable increase in the presence of students with various types of disabilities in higher education, with a growing number of deaf students enrolling each year. As this number rises, so does the need for institutions to adapt to adequately accommodate this group. One of the main challenges lies in the divergence between the languages used by instructors and deaf students, which can hinder comprehension and lead to academic difficulties across multiple disciplines. This study aims to develop a methodological teaching approach to support instructors in the context of the “Structured Programming” course. To achieve this, the Shape Coding methodology was adopted to align instructional strategies and content presentation with the way deaf students learn, thereby promoting a more inclusive pedagogical practice. The proposed approach is based on adapting programming language structures into visual elements—such as shapes and colors—according to the principles of Shape Coding. In order to demonstrate the feasibility of this approach, graphical prototypes were developed using the Eclipse Sirius environment, allowing for the visual modeling of algorithms and conceptual validation of the methodology. Furthermore, the initiative took into account accessibility guidelines and the compatibility with software tools already familiar to students, aiming to ensure greater usability and a more effective learning experience.
Palavras-chave: Programação
Surdo
Ensino-Superior
Shape-Coding
Área(s) do CNPq: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Tecnologia e Urbanismo
Programa: Bacharelado em Ciências da Computação
Citação: OLIVEIRA, Quemia Caroline Alves de. Shapelab – uma abordagem visual para o ensino de programação a alunos surdos por meio do shape coding e MDE. 2025. 51 f. Monografia (Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2298
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CTU - Bacharelado em Ciências da Computação (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.