???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/230
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aracnídeos: uma teia de possibilidades no ensino de artrópodes em biologia
Autor: Lima, Jeferson Luiz
Primeiro orientador: Pinheiro, Tatiana Gimenez
Primeiro membro da banca: Pinheiro, Tatiana Gimenez
Segundo membro da banca: Lima, Lucas Ramos Costa
Terceiro membro da banca: Silva, Patrícia da Cunha Gonzaga
Quarto membro da banca: Korndörfer, Carla Ledi
Resumo: O professor atual deve buscar ser um facilitador aos alunos na construção do conhecimento, utilizando-se de múltiplos mecanismos que promovam o processo de ensino e aprendizagem. Quando se trata do ensino de Biologia, com tão vasto número de conteúdos, um dos desafios para esta função é tentar aliar dois preceitos fundamentais que, por vezes, são até dicotômicos: carga horária insuficiente e uso de propostas pedagógicas diferenciadas. Além disso, um dos aspectos mais comumente verificados nas escolas de ensino médio é a diminuição do interesse de muitos alunos pelas aulas que empregam metodologias tradicionais em que eles apenas recebem as informações de modo pronto. Diante deste quadro, o presente trabalho, que se constituiu em uma pesquisa-ação, analisou a eficácia de metodologias diferenciadas de ensino utilizando o tema aracnídeos, com ênfase em aranhas e escorpiões, envolvendo construção de modelos didáticos, produção de jogos, desenhos, materiais audiovisuais e paródia, de modo a despertar o interesse dos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Timon (MA). O trabalho foi desenvolvido com duas turmas, uma turma A, onde foi ministrado o conteúdo de forma tradicional, através de aulas expositivas, e uma turma B, na qual se desenvolveram as metodologias pedagógicas diferenciadas. As duas turmas foram submetidas a avaliação através de questionários antes e após as aulas, bem como foram feitos registros, anotações e arguições orais a respeito das metodologias empregadas ao longo da execução do projeto. Por fim, foi apresentada uma descrição e análise discursiva de todos os dados obtidos, evidenciando que a utilização de metodologias diferenciadas de ensino proporcionou um nível de aprendizado significativamente maior quando comparado à metodologia tradicional, além de aumento no interesse e participação nas aulas. Também foram discutidos falhas e possíveis soluções que possam contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem não apenas do tema trabalhado ou mesmo da Biologia.
Abstract: The current teacher should seek to be a facilitator to the students in the construction of knowledge, using multiple mechanisms that promote the teaching and learning process. When it comes to teaching Biology, with such a large number of contents, one of the challenges for this function is to try to combine two fundamental precepts that are sometimes even dichotomous: insufficient workload and use of different pedagogical proposals. In addition, one of the most common features of high schools is the diminishing interest of many students in classes that employ traditional methodologies where they only receive the information promptly. Given this scenario, the present work, which was an action research, analyzed the effectiveness of differentiated teaching methodologies using the theme arachnids, with emphasis on spiders and scorpions, involving the construction of didactic models, production of games, drawings, materials. audiovisuals and parody, so as to arouse the interest of students of the 2nd year of high school of a public school in the city of Timon (MA). The work was developed with two classes, one class A, where the content was taught in a traditional way, through lectures, and one class B, in which the differentiated pedagogical methodologies were developed. Both classes were subjected to pre-and post-class questionnaires, as well as oral records, notes and arguments regarding the methodologies used throughout the project execution. Finally, a discursive description and analysis of all the data obtained was presented, showing that the use of differentiated teaching methodologies provided a significantly higher level of learning when compared to the traditional methodology, as well as increased interest and participation in classes. Faults and possible solutions that could contribute to the improvement of the teaching and learning process not only of the worked theme or even of Biology were also discussed.
Palavras-chave: Invertebrados
Educação
Zoologia
Ensino Médio
Metodologias Diferenciadas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: URSPI
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: LIMA, Jeferson Luiz. Aracnídeos: uma teia de possibilidades no ensino de artrópodes em biologia. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/230
Data de defesa: 19-Jun-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Completa1,06 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Termo de Publicação513,23 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons