| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2313Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Daniel Jonas Alves | - |
| dc.contributor.advisor1 | Soares Júnior, Pedro Antônio | - |
| dc.contributor.referee1 | Soares, Pedro Antônio | - |
| dc.contributor.referee2 | Monte, Edvaldo Leandro Lima | - |
| dc.contributor.referee3 | Rodrigues, Raimundo Nonato | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-16T13:28:13Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Daniel Jonas Alves. Inteligência artificial e sistemas de tutoria inteligente para uma educação matemática mais personalizada e eficiente. 2025. 57 f . Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2313 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho investigou a aplicação de inteligência artificial (IA) e sistemas de tutoria inteligente (STIs) na educação matemática, destacando sua capacidade de personalizar o ensino e aumentar a eficiência do processo de aprendizagem. A fundamentação teórica apresentou os conceitos de IA, seus tipos e aplicações gerais, com ênfase na educação, especialmente no uso de plataformas como a Khan Academy. Foi realizado um estudo de caso da aplicação prática do STI da Khan Academy, evidenciando seus benefícios, como a geração de feedbacks imediatos e a análise detalhada do progresso dos alunos, que possibilitam intervenções pedagógicas mais eficazes. Além disso, o estudo abordou os desafios enfrentados na implementação de STIs, incluindo questões técnicas, como o treinamento de professores para o uso adequado dessas ferramentas e as limitações tecnológicas. Os resultados demonstram que a IA tem um potencial transformador na educação, promovendo uma experiência mais personalizada, interativa e inclusiva para os alunos. Contudo, desafios relacionados à acessibilidade e à adaptação tecnológica indicam a necessidade de um planejamento cuidadoso para maximizar os benefícios dessa abordagem no contexto educacional. | por |
| dc.description.abstract | This study investigated the application of artificial intelligence (AI) and intelligent tu- toring systems (ITS) in mathematics education, highlighting their ability to personalize teaching and enhance the efficiency of the learning process. The theoretical foundation presented the concepts of AI, its types, and general applications, with an emphasis on education, particularly the use of platforms such as Khan Academy. A case study of the practical application of Khan Academy’s ITS highlighted its benefits, including the generation of immediate feedback and detailed analysis of students’ progress, enabling more effective pedagogical interventions. Additionally, the study addressed the challenges faced in implementing ITS, including technical issues such as teacher training for the proper use of these tools and technological limitations. The results demonstrate that AI has transformative potential in education, fostering a more personalized, interactive, and inclusive learning experience for students. However, challenges related to accessibility and technological adaptation indicate the need for careful planning to maximize the benefits of this approach in the educational context. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Daniel Silva (danieljsilva@aluno.uespi.br) on 2025-07-16T12:26:55Z No. of bitstreams: 2 Folha_de_consentimento_assinado_assinado (1).pdf: 184126 bytes, checksum: dea0b29365786064f84ace85ce2a4523 (MD5) Trabalho de Conclusão de Curso.pdf: 3461642 bytes, checksum: 3f921ed4076e0e89257ab00b55156e51 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-16T13:28:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Folha_de_consentimento_assinado_assinado (1).pdf: 184126 bytes, checksum: dea0b29365786064f84ace85ce2a4523 (MD5) Trabalho de Conclusão de Curso.pdf: 3461642 bytes, checksum: 3f921ed4076e0e89257ab00b55156e51 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-16T13:28:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Folha_de_consentimento_assinado_assinado (1).pdf: 184126 bytes, checksum: dea0b29365786064f84ace85ce2a4523 (MD5) Trabalho de Conclusão de Curso.pdf: 3461642 bytes, checksum: 3f921ed4076e0e89257ab00b55156e51 (MD5) Previous issue date: 2025-01-13 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Natureza | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Inteligência Artificial | por |
| dc.subject | Sistemas Tutores Inteligentes | por |
| dc.subject | Khan Academy | por |
| dc.subject | Educação Personalizada | por |
| dc.subject | Aprendizagem Adaptativa | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
| dc.title | Inteligência artificial e sistemas de tutoria inteligente para uma educação matemática mais personalizada e eficiente | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 3,38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
