| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2315Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lustosa, Sámylla Carvalho | - |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Mirian Folha de Araujo | - |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Mirian | - |
| dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Raimunda | - |
| dc.contributor.referee3 | Brito, Ruamma | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-16T13:37:13Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | LUSTOSA, Sámylla Carvalho. Família e escola: parceria indispensável para uma educação de qualidade. 2025.14 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2315 | - |
| dc.description.resumo | A educação tem sido entendida como uma responsabilidade exclusiva da escola. Entretanto, essa visão tem se modificado ao longo dos anos quando as famílias têm sido convidadas para fazerem parte do processo educacional dos seus filhos. O estudo tem como objetivo geral analisar a importância da parceria entre escola e família para o sucesso na educação. Os objetivos específicos incluem: reconhecer a importância da participação da família no acompanhamento escolar dos filhos; compreender o papel da escola na formação acadêmica, intelectual e cognitiva dos alunos; identificar alternativas capazes de estreitar a relação entre a família e a escola para que possam desempenhar um papel integral na formação da criança. A pesquisa é de natureza exploratória e adota uma abordagem qualitativa, focando na compreensão de situações sociais. Para atingir o objetivo geral, foi realizada uma revisão da literatura em artigos científicos, livros e trabalhos finais de conclusão de curso, utilizando palavras-chave como: família, escola, alunos e educação. Os resultados mostraram que a parceria entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento educacional das crianças, evidenciando que a colaboração ativa dos pais impacta positivamente no desempenho acadêmico e no comportamento dos alunos. A pesquisa indicou que a escola desempenha um papel crucial na formação integral dos alunos, enquanto a participação da família no acompanhamento escolar é vital para reforçar o aprendizado. Foram identificadas práticas eficazes, como reuniões periódicas e eventos comunitários, que podem fortalecer essa relação. Concluímos que a construção de um vínculo sólido entre família e escola enriquece a experiência educacional e promove um ambiente favorável ao desenvolvimento emocional e social das crianças. | por |
| dc.description.abstract | Education has been understood as the exclusive responsibility of schools. However, this view has changed over the years as families have been invited to take part in their children's educational process. The study's overall objective is to analyze the importance of the partnership between school and family for success in education. The specific objectives include: recognizing the importance of family participation in monitoring their children's schooling; understanding the role of schools in the academic, intellectual, and cognitive development of students; and identifying alternatives capable of strengthening the relationship between families and schools so that they can play an integral role in the child's education. The research is exploratory in nature and adopts a qualitative approach, focusing on understanding social situations. To achieve the overall objective, a literature review was conducted in scientific articles, books, and final coursework, using keywords such as: family, school, students, and education. The results showed that the partnership between families and schools is essential for the educational development of children, evidencing that active parental collaboration has a positive impact on students' academic performance and behavior. The research indicated that schools play a crucial role in the integral development of students, while family involvement in school monitoring is vital to reinforce learning. Effective practices, such as regular meetings and community events, were identified that can strengthen this relationship. We concluded that building a solid bond between family and school enriches the educational experience and promotes an environment that is favorable to the emotional and social development of children. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by sámylla lustosa (samyllacarvalholustosa@aluno.uespi.br) on 2025-07-16T03:29:46Z No. of bitstreams: 2 TCC - PARA IMPRIMIR.pdf: 185138 bytes, checksum: 2354b0036c986faa6424702c5e5c4177 (MD5) Documento Sâmyla assinado.pdf: 562530 bytes, checksum: 09f7f06a5c63b40a4333b1e230b6d7da (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-16T13:37:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC - PARA IMPRIMIR.pdf: 185138 bytes, checksum: 2354b0036c986faa6424702c5e5c4177 (MD5) Documento Sâmyla assinado.pdf: 562530 bytes, checksum: 09f7f06a5c63b40a4333b1e230b6d7da (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-16T13:37:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - PARA IMPRIMIR.pdf: 185138 bytes, checksum: 2354b0036c986faa6424702c5e5c4177 (MD5) Documento Sâmyla assinado.pdf: 562530 bytes, checksum: 09f7f06a5c63b40a4333b1e230b6d7da (MD5) Previous issue date: 2025-06-17 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.relation.references | ALCANTARA, E. B. de O de. Educação Infantil: a importância da parceria escola e família. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 03, v. 16, p. 33 42. março de 2021. Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/parceria-escola. Acesso em 20 de novembro de 2024. ARAGÃO, A. C. L. Além da sala de aula: parcerias entre professor, família e escola na Educação Inclusiva. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 218–232, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/146. Acesso em: 1 dez. 2024. ARANHA, M. L. de A. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1989. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 8. Ed. Brasília, DF: Edições Câmara, 2013b. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762/ldb_5ed.pdf. Acesso em: 3 mar. 2014. BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001. BRASIL. Plano de mobilização social pela educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: http://mse.mec.gov.br. Acesso em: 16 jun. 2013. CALADO, A. C. A. O papel da família no acompanhamento da vida escolar dos filhos. Revista Educação Pública, 20(39), 2020.Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/39/o-papel-da-familia-no-acompanhamento da-vida-escolar-dos-filhos. Acesso em:01/04/2024. 13 CARVALHO, M. E. P. de. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.110, p. 143-155, jul. 2000. CHARLOT, B. O ser humano é uma aventura: por uma antropopedagogia contemporânea. Revista Internacional Educon, São Cristovão, v. 4, n. 1, p. e23041001, jan./abr. 2023. https://doi.org/10.47764/e23041001. Acesso em 20 de novembro de 2024. DESSEN, M. A; POLONIA, A. da C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paideia, 21-32, 2007. GERHARDT, T.; SILVEIRA, D. Métodos de pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasil, v. 1, n. 8, 2009. DOKINA, G. Influence of family environment on self concept of late childhood children. International Journal of Home Science (Accepted for publication, Submission Reference No: HS-8-1-52, 2022. FERNANDES, C. de O.; FREITAS, L. C. de. Currículo e avaliação. In: Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: MEC/SEB, 2007 FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Bras. Est. Pedag. Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set. 2016. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176 66812016000300534&lng=pt&nrm=iso. Acessos em 26 mar. 2025. MACEDO, L. Apresentação. In: ALTHUON, B.; ESSLE, C.; STOEBER, I. S. Reunião de pais: sofrimento ou prazer? São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. p. 12. MOREIRA, T. K. da S. A relação família/escola e suas contribuições para o desenvolvimento escolar do aluno. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará Fortaleza (CE), 2019.50 f. NOBRE, F. E.; SULZART, S. O papel social da escola. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, v. 03, p.103-115, agosto de 2018. NOGUEIRA, M. A. de A. A categoria “família” na pesquisa em sociologia da educação: notas preliminares sobre um processo de desenvolvimento. Inter-legere (UFRN), n. 9, p. 156-166, 2011. Disponível em: http://www.cchla.ufrn.br/interlegere/09/pdf/09es09.pdf. Acesso em: 12 set. 2013. ORTH, Ulrich. The family environment in early childhood has a long-term effect on self esteem: A longitudinal study from birth to age 27 years. Journal of Personality and Social Psychology, 114 (4), p. 637-655, 2018. PEREIRA, G. P. de C.; DEON, V. A. As concepções de infância e o papel da família e da escola no processo de ensino-aprendizagem. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 5, 8 de fevereiro de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/5/as-concepcoes-de-infancia-e-o-papel-da familia-e-da-escola-no-processo-de-ensino-aprendizagem. 14 PIAGET, J. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1976. DORNELES, M. C. T. Educação Infantil. Práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem. Curitiba: Intersaberes, 2012. RODRIGUES, M. I. A. A importância da parceria família e escola. Colégio Integral. Bahia, dez. 2012. Disponível em: www.integralweb.com.br/a-importancia-da-parceria familia-e-escola/. Acesso em: 06 jul. 2019. SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997. SILVA, P. Escola-Família, uma relação armadilhada: interculturalidade e relações de poder. Porto: Afrontamento, 2003. SILVA, C. R. da. A importância da parceria da família e a escola na educação infantil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 07, v. p. 09, 86 95, jul. 2019. Link de Acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/familia e-a-escola, /educacao/familia-e-a-escola. Acesso em 20 de novembro de 2024. SOUZA, J. M. P. de; SENNA, L. A. G. Lugar de aluno é na escola que desenvolva conhecimentos. Exitus, Santarém , v. 7, n. 1, p. 269-288, jan. 2017. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237 94602017000100269&lng=pt&nrm=iso. Acessos em 01 dez. 2024. VYGOTSKY, L, S. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978. WEBER, G. A.; SILVA, I. F. de S. da. A Importância da família na escola. Monografia. Faculdade Internacional (FACINTER). Sorriso, MT. 2009. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-familia-na-escola.htm. Acesso em: 06 de julho de 2019. WERNECK, V. R. O papel da educação na aprendizagem e no conhecimento. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 57, p. 62-81, abr.-jun. 2019. https://doi.org/10.12957/teias.2019.35241»https://doi.org/10.12957/teias.2019.3524. Acesso em: 01 de jan. de 2024. | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Familia | por |
| dc.subject | Escola | por |
| dc.subject | Alunos | por |
| dc.subject | Educação | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Família e escola: Parceria indispensável para uma educação de qualidade | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 180,8 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
