Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Italo Matheus Rocha-
dc.contributor.advisor1Leão, Joseane de Carvalho-
dc.date.accessioned2025-07-17T11:54:05Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMELO, Italo Matheus Rocha. Educação financeira e práticas econômicas: um estudo com alunos de administração de uma universidade pública. 2025. 26 f.Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2324-
dc.description.resumoO presente estudo tem como finalidade o nível de educação financeira dos graduandos e analisar sua influência no manejo das finanças pessoais.. O objetivo é identificar os benefícios percebidos do planejamento financeiro pessoal, os produtos financeiros mais utilizados por esses estudantes e investigar a correlação entre a prática do planejamento financeiro e o uso efetivo desses produtos.. A relevância desta pesquisa fundamenta-se na importância crescente da educação financeira como ferramenta para a tomada de decisões conscientes, sustentáveis e alinhadas aos objetivos pessoais e profissionais. A metodologia adotada é de abordagem mista, com caráter descritivo, utilizando-se de um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados. O questionário foi dividido em três categorias: conhecimentos sobre conceitos financeiros básicos, práticas de controle financeiro e comportamentos relacionados a gastos, poupança e investimentos. A análise dos dados demonstrou que, embora os estudantes reconheçam a importância da educação financeira, muitos ainda apresentam práticas pouco consolidadas de organização e controle financeiro. Verificou-se que os alunos que adotam o planejamento financeiro regularmente demonstram maior familiaridade com produtos financeiros e os utilizam de forma mais eficaz. Esses resultados apontam para a necessidade de inserir a educação financeira de forma sistemática nos currículos acadêmicos, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados para lidar com questões econômicas. Além disso, a pesquisa oferece subsídios para o desenvolvimento de ações que promovam a autonomia e a responsabilidade financeira dos estudantes.por
dc.description.abstractThis study aims to assess the level of financial literacy among undergraduate students and analyze its influence on personal financial management. The main objective is to identify the perceived benefits of personal financial planning, the most commonly used financial products, and to investigate the correlation between financial planning practices and the effective use of these products. The relevance of this research lies in the growing importance of financial education as a tool for making conscious, sustainable decisions aligned with personal and professional goals. The methodology adopted is of a mixed approach, with a descriptive character, using a structured questionnaire as the data collection instrument. The questionnaire was divided into three categories: knowledge of basic financial concepts, financial control practices, and behaviors related to spending, saving, and investing. Data analysis revealed that, although students recognize the importance of financial education, many still demonstrate underdeveloped practices of financial organization and control. It was found that students who engage in regular financial planning show greater familiarity with financial products and use them more effectively. These findings highlight the need to systematically integrate financial education into academic curricula, contributing to the development of professionals better prepared to deal with economic issues. Furthermore, the research provides a foundation for actions that promote students’ financial autonomy and responsibility.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Italo Melo (italommelo@aluno.uespi.br) on 2025-07-16T19:19:52Z No. of bitstreams: 2 Artigo.Completo.pdf: 913187 bytes, checksum: b11f238ea4c52f494199845014e7a75a (MD5) Termo-de-Autorizacao-de-Deposito.pdf: 170391 bytes, checksum: c9cbe04891f502e627540dce5a957de7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-17T11:54:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo.Completo.pdf: 913187 bytes, checksum: b11f238ea4c52f494199845014e7a75a (MD5) Termo-de-Autorizacao-de-Deposito.pdf: 170391 bytes, checksum: c9cbe04891f502e627540dce5a957de7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-17T11:54:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo.Completo.pdf: 913187 bytes, checksum: b11f238ea4c52f494199845014e7a75a (MD5) Termo-de-Autorizacao-de-Deposito.pdf: 170391 bytes, checksum: c9cbe04891f502e627540dce5a957de7 (MD5) Previous issue date: 2025-07-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Financeirapor
dc.subjectInvestimentospor
dc.subjectProdutos Financeirospor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRApor
dc.titleEducação financeira e práticas econômicas: um estudo com alunos de administração de uma universidade públicapor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Administração (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf891,78 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.