Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Gisele Batista de-
dc.contributor.advisor1Cantuário, Antonio Artur Silva-
dc.contributor.referee1Silva, Francisco Herbert-
dc.contributor.referee2Ferreira, Maria do Socorro de Andrade-
dc.date.accessioned2025-07-18T13:00:10Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Gisele Batista de. A abordagem gramatical em um livro didático de língua portuguesa: entre a norma- padrão e a norma culta. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2336-
dc.description.resumoObjetiva-se analisar como os conceitos de norma-padrão e norma culta são abordados nas seções e questões sobre análise linguística/semiótica em livros didáticos de língua portuguesa do nono ano dos anos finais do ensino fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2024). Esse artigo tem na base da análise linguística autores como Faraco (2009), Traváglia (2009) e Bagno (2013). Trata-se de uma pesquisa, descritivo interpretativa, visto que os dados não só foram descritos, mas também analiticamente interpretados com apoio no material crítico da pesquisa. A obra selecionada foi de autoria de Cereja e Vianna (2022), intitulada Português: linguagens. Os resultados iniciais apontam um equívoco quanto ao uso dos termos norma-padrão e norma culta, sobretudo quando relacionado à ideia de que essa norma dita padrão seria uma variedade, o que está totalmente errado, pois conforme Bagno (2013), o que é realmente seria considerada uma variação e o do uso culto da língua em regiões onde predominam esse registro, em especial, na modalidade escrita da língua. Dessa forma, é preciso avançar na formação de professores para superar os problemas que existem ainda em torno do ensino de língua e de gramática na escola. O professor deve ir além do ensino “tradicional”, ou seja, deve buscar uma educação inclusiva, valorizando e inserindo a variabilidade linguística nas escolas e consequentemente com essa atitude diminuindo o preconceito linguístico no Brasil, pois a língua traz consigo valores sociais, éticos, identidades e cada indivíduo tem a sua cabe a nós respeitar todas sem julgamentos ou preconceitos.por
dc.description.abstractThis article aims to analyze how the concepts of the standard norm and the educated variety are addressed in the sections and questions related to linguistic/semiotic analysis in Portuguese language textbooks for the ninth grade of the final years of elementary school, approved by the National Textbook Program (PNLD/2024). The study is grounded in linguistic analysis as proposed by authors such as Faraco (2009), Traváglia (2009), and Bagno (2013). It is descriptive-interpretative research, as the data were not only described but also critically analyzed with support from relevant research materials. Initial results indicate a recurring confusion between the terms standard norm and educated variety, especially in the mistaken notion that the so-called standard norm represents a linguistic variety. According to Bagno (2013), what can actually be considered a variation is the educated use of language in regions where this register predominates—especially in its written form. Therefore, there is a pressing need to improve teacher training in order to overcome persistent issues in the teaching of language and grammar in schools. Teachers must move beyond "traditional" approaches and embrace inclusive education that values and incorporates linguistic diversity in schools. Such efforts can contribute to reducing linguistic prejudice in Brazil, recognizing that language carries social and ethical values, identities, and that each individual has their own values that must be respected without judgment or bias.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gisele Sousa (giselebatistadesousa@aluno.uespi.br) on 2025-07-16T15:24:35Z No. of bitstreams: 1 VERSÃO BIBLIOTECA GISELE SOUSA.pdf: 809477 bytes, checksum: 3e45a1a69e485b1138c390627ce1e70e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Faltou enviar o Termo de autorização: https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf preencha todos os campos e assine você e o seu orientador on 2025-07-16T15:32:53Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gisele Sousa (giselebatistadesousa@aluno.uespi.br) on 2025-07-17T17:30:45Z No. of bitstreams: 2 VERSÃO BIBLIOTECA GISELE SOUSA.pdf: 809477 bytes, checksum: 3e45a1a69e485b1138c390627ce1e70e (MD5) TERMO AUTORIZAÇÃO UESPI.pdf: 561399 bytes, checksum: 0cf52793e4ad5a3d75d716f99b58523e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-18T13:00:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 VERSÃO BIBLIOTECA GISELE SOUSA.pdf: 809477 bytes, checksum: 3e45a1a69e485b1138c390627ce1e70e (MD5) TERMO AUTORIZAÇÃO UESPI.pdf: 561399 bytes, checksum: 0cf52793e4ad5a3d75d716f99b58523e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-18T13:00:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 VERSÃO BIBLIOTECA GISELE SOUSA.pdf: 809477 bytes, checksum: 3e45a1a69e485b1138c390627ce1e70e (MD5) TERMO AUTORIZAÇÃO UESPI.pdf: 561399 bytes, checksum: 0cf52793e4ad5a3d75d716f99b58523e (MD5) Previous issue date: 2025-06-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAbordagem Gramaticalpor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectNorma Padrãopor
dc.subjectNorma Cultapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA abordagem gramatical em um livro didático de língua portuguesa: entre a norma - padrão e a norma cultapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf790,5 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.