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Tipo do documento: Monografia
Título: Concepções das gestora de um CMEI sobre o processo de avaliação da aprendizagem
Autor: Pereira, Demailton
Primeiro orientador: Aguiar., Elenita. Maria. Dias de Sousa
Primeiro membro da banca: Aguiar, Elenita. Maria. Dias de Sousa
Segundo membro da banca: Abreu, Jânio. Jorge. Videira.
Terceiro membro da banca: Pierote, Eliene. Maria. Viana. Figueiredo.
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda-se sobre a avaliação da aprendizagem na Educação Infantil. A inquietação desta pesquisa parte da seguinte indagação: de que forma a avaliação da aprendizagem vem sendo desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Baruenha, com o intuito de contribuir com o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos? O objetivo geral da pesquisa é analisar sobre o desenvolvimento do processo de avaliação da aprendizagem por gestoras de um CMEI. Como objetivos específicos: identificar as concepções de avaliação da aprendizagem das gestoras; reconhecer as concepções das gestoras quanto ao processo de avaliação da aprendizagem desenvolvido no CMEI. Como embasamento teórico, utilizaram-se autores como Depresbiteris (1999), Guerra (2003), Hoffmann (2014), Luckesi (2014), Perrenoud (2001), Raphael (1998), Sant’anna (2011), entre outros. A metodologia permeia a realização de uma pesquisa de campo virtual, descritiva e com abordagem qualitativa. Utilizou-se de 02 (dois) questionários como instrumento de coleta de informações, sendo 01 (um) questionário perfil e um questionário fechado sobre o tema dessa pesquisa. As participantes foram duas gestoras: a “Diretora” e a “Pedagoga”. Conclui-se que, para as gestoras, a avaliação da aprendizagem é essencial ao desenvolvimento do ensino e da aprendizagem do aluno, e ambas possuem o entendimento mútuo de que suas práticas educacionais devem ser pautadas por boas práticas avaliativas, como mecanismo não apenas para avaliar o aluno, mas também para se autoavaliar. Evidencia-se que a avaliação da aprendizagem não é coadjuvante no cenário educacional, pelo contrário, é a condição principal, visto que a avaliação da aprendizagem não serve somente ao propósito final das etapas de ensino, mas essencialmente durante todo o processo.
Abstract: This paper addresses the evaluation of learning in Early Childhood Education. The motivation for this research arises from the following question: how is leaning assessment being conducted at a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in Baruenha, aiming to contribute to the students’ learning and development process? The general objective is to analyze the development of the learning assessment process by CMEI managers. The specif objectives include identifying the managers’ conceptions of learning assessment and understanding their perspectives of its process implemented at the CMEI. The theoretical framework is based on authors such as Depresbiteris (1999), Guerra (2003), Hoffmann (2014), Luckesi (2014), Perrenoud (2001), Raphael (1998), Sant’anna (2011), among others. The methodology involves conducting a virtual, descriptive field research with a qualitative approach. Two questionnaires were used as data collection instruments: a profile questionnaire and a closed-ended questionnaire on the research topic. The participants were two managers: the headteacher and a pedagogue. The study concludes that, for the managers, learning assessment is essential for the development of teaching and student learning. Both share mutual understanding that their educational practices should be guided by effective assessment practices, serving not only to evaluate students, but also as a tool for self-assessment. It becomes evident that learning assessment is not secondary in the educational scenario; on the contrary, it is a primary condition, as it serves not only the final purpose of educational stages but is fundamentally important throughout the entire process.
Palavras-chave: Avaliação
Aprendizagem
Desenvolvimento
Aluno
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino Campus Clovis Moura
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: PEREIRA, Demailton. Concepções das gestora de um CMEI sobre o processo de avaliação da aprendizagem. 2022. 83 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2344
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Clóvis Moura – TERESINA)

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