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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2346| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Acessibilidade para surdos e pessoas com deficiência auditiva no contexto da biblioteca universitária |
| Autor: | Sousa, Aneci Santos Cardoso de |
| Primeiro orientador: | Silva, Conceição de Maria Bezerra da |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Maria Regina Pereira |
| Segundo membro da banca: | Barros, Arysa Cabral |
| Resumo: | Este trabalho tem como tema a acessibilidade para surdos e pessoas com deficiência auditiva no contexto das bibliotecas universitárias. A acessibilidade é essencial para a garantia de igualdade entre os indivíduos. Nesse sentido, a luta das pessoas com deficiência por seus direitos é constante, e ao longo dos séculos vem obtendo conquistas, o que já resultou, em legislação nacional e internacional. Partindo deste tema, temos o seguinte questionamento, o que a biblioteca universitária oferece aos usuários com surdez e deficiência auditiva, na perspectiva da acessibilidade como contribuição ao seu direito de acesso integral à biblioteca?. E como objetivo geral da pesquisa, apresentar as realidades das bibliotecas universitárias de instituições de ensino superior pública e privada de Teresina, no que tange a acessibilidade para surdos e pessoas com deficiência auditiva. E ainda, como objetivos específicos: analisar as práticas de acessibilidade em bibliotecas universitárias voltadas para pessoas surdas e com deficiência auditiva; identificar as características que diferenciam as condições humanas de surdez e deficiência auditiva, e os fundamentos teóricos sobre libras e acessibilidade; e apontar a legislação nacional e as políticas públicas para bibliotecas, que proporcionem acessibilidade para surdos e pessoas com deficiência auditiva. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, com aplicação de um questionários com perguntas abertas a dois bibliotecários, gestores de duas bibliotecas universitárias, pública e privada de Teresina, respectivamente. Com a análise dos dados constatou-se que, as bibliotecas analisadas, embora, apresentem estruturas e recursos diferentes em maior ou menor dimensão, ambas demonstram esforços em atender às suas comunidades acadêmicas. Entretanto, no que diz respeito à acessibilidade, ainda não contemplam as necessidades de atendimento na perspectiva de um conjunto de recursos disponíveis para este fim. Em suma, ambas as instituições precisam conhecer e compreender melhor sua comunidade de usuários para definir recursos, políticas e tecnologias que atendam a todos. |
| Abstract: | This paper focuses on accessibility for deaf and hard of hearing people in the context of university libraries. Accessibility is essential to ensure equality among individuals. In this sense, the struggle of people with disabilities for their rights is constant, and over the centuries they have achieved achievements, which have already resulted in national and international legislation. Based on this theme, we have the following question: what does the university library offer to users with deafness and hard of hearing, from the perspective of accessibility as a contribution to their right to full access to the library?. The general objective of the research is to present the realities of university libraries in public and private higher education institutions in Teresina, regarding accessibility for the deaf and hearing impaired. The specific objectives are to analyze accessibility practices in university libraries aimed at the deaf and hearing impaired; identify the characteristics that differentiate the human conditions of deafness and hearing impairment, and the theoretical foundations of libras and accessibility; and point out national legislation and public policies for libraries that provide accessibility for the deaf and hearing impaired. The methodology used was based on qualitative research with a descriptive approach, with the application of a questionnaire with open questions to two librarians, managers of two university libraries, a public and a private one in Teresina, respectively. With the analysis of the data, it was found that, although the analyzed libraries present different structures and resources to a greater or lesser extent, both demonstrate efforts to serve their academic communities. However, with regard to accessibility, they still do not contemplate the needs of service from the perspective of a set of resources available for this purpose. In short, both institutions need to know and understand their user community better in order to define resources, policies and technologies that serve everyone. |
| Palavras-chave: | Acessibilidade Biblioteca Universitária Surdo Deficiente Auditivo Inclusão |
| Área(s) do CNPq: | BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Sociais Aplicadas |
| Programa: | Bacharelado em Biblioteconomia |
| Citação: | SOUSA, Aneci Santos Cardoso de. Acessibilidade para surdos e pessoas com deficiência auditiva no contexto da biblioteca universitária. 2025. 51 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2346 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - Bacharelado em Biblioteconomia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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