Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/234
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Francisco Pires-
dc.contributor.advisor1Araújo, Maria de Fátima Veras-
dc.contributor.referee1Araújo, Maria de Fátima Veras-
dc.contributor.referee2Santos Filho, Francisco Soares-
dc.contributor.referee3Azevedo, Francisco Honeidy Carvalho-
dc.contributor.referee4Machado, Roselis Ribeiro Barbosa-
dc.date.accessioned2020-02-19T13:54:10Z-
dc.date.issued2019-07-25-
dc.identifier.citationPEREIRA, Francisco Pires. O ensino de genética na educação básica: revisão bibliográfica e produção de modelos didáticos. 2019. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/234-
dc.description.resumoTendo em vista que o ensino de Biologia desenvolvido nas escolas ainda é realizado nos moldes tradicionais, conteudista, quase sempre distante da realidade dos alunos, não sendo utilizado diferentes recursos e metodologias para a implementação das aulas, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o ensino de genética no Brasil, destacando os aspectos conceituais e evolutivos bem como produzir modelos didáticos inovadores para as aulas teóricas e/ou práticas do conteúdo de Genética no ensino médio, disponibilizados para o uso nas aulas de Genética, tornando-as mais agradáveis, e possibilitando a ampliação da aprendizagem e rendimento nesta área do conhecimento. Teve uma abordagem bibliográfica com produção de material didático. O levantamento dos dados pautou-se na pesquisa bibliográfica, em livros e portais de periódicos que contemplaram publicações referentes ao tema objeto deste estudo, no contexto nacional e local. A construção dos modelos didáticos pode ser considerada ferramenta eficaz na articulação método-conteúdo e constitui processo representativo, com a utilização do desenvolvimento de modelos tridimensionais em biscuit. Esses modelos são recursos acessíveis que aumentam a compreensão dos temas de Genética, reduzindo o nível de abstração, através da aprendizagem tátil. A pesquisa como resultado demonstra que a utilização dos modelos com biscuit são importantes estratégias motivadoras, tornando as aulas mais participativas entre alunos e professor e, assim, contribui de forma efetiva para a aprendizagem de conceitos relacionados à Genética entre muitas outras habilidades, com ganhos significativos no processo de ensino e aprendizagem.por
dc.description.abstractGiven that the teaching of biology developed in schools is still carried out in the traditional, contentist manner, almost always far from the reality of the students, not being used different resources and methodologies for the implementation of the classes, this research aimed to conduct a literature review. on the teaching of genetics in Brazil, highlighting the conceptual and evolutionary aspects as well as producing innovative didactic models for the theoretical and / or practical classes of genetics content in high school, made available for use in genetics classes, making them more enjoyable. , and enabling the expansion of learning and performance in this area of knowledge. It had a bibliographical approach with production of didactic material. Data collection was based on bibliographic research, books and journal portals that included publications on the subject of this study, in the national and local context. The construction of didactic models can be considered an effective tool in the method-content articulation and is a representative process, using the development of three-dimensional biscuit models. These models are accessible resources that increase understanding of genetics topics, reducing the level of abstraction through tactile learning. Research as a result demonstrates that the use of biscuit models are important motivating strategies, making classes more participatory between students and teacher, and thus contributes effectively to learning concepts related to genetics among many other skills, with significant gains. in the teaching and learning process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2020-02-19T13:54:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FRANCISCO PIRES PEREIRA.pdf: 419050 bytes, checksum: 137c45dbf9c5335be02958ee1d338086 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-19T13:54:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FRANCISCO PIRES PEREIRA.pdf: 419050 bytes, checksum: 137c45dbf9c5335be02958ee1d338086 (MD5) Previous issue date: 2019-07-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectModelos Didáticospor
dc.subjectGenéticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleO ensino de genética na educação básica: revisão bibliográfica e produção de modelos didáticospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa409,23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação567,32 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons