Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2352
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O exame nacional no ensino médio: em foco a variação linguística
Autor: Santos, Naira de Sousa
Primeiro orientador: Cantuario, Antonio Artur Silva
Primeiro membro da banca: Silva, Francisco Herbert
Segundo membro da banca: Andrade, Maria do Socorro
Resumo: Objetivamos analisar a abordagem da variação linguística e sua tematização nas questões de linguagens e suas tecnologias, especificamente relacionadas à língua portuguesa, constantes no exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2020 e 2024. O estudo filia-se à perspectiva sociolinguística, considerando que as línguas naturais variam e mudam ao longo do tempo (Bortoni-Ricardo, 2014; Bagno, 1999, 2013, 2010, Faraco, 2009). Esta pesquisa é de cunho bibliográfico-documental, visto que o material crítico (artigos, livros, teses, dissertações), bem como o material de análise (documentos do Enem, as provas dos anos anteriores) constituem, portanto, o foco deste trabalho. Trata-se de uma pesquisa descritivo interpretativa, visto que os dados serão não só descritos, mas também analiticamente interpretados com apoio no material crítico da pesquisa. Os resultados sugerem que o Enem aborda de maneira diversa a variação linguística, contemplando uma reflexão sobre a língua enquanto fenômeno heterogêneo, variável e mutável. Além disso, o apoio em textos autênticos do dia a dia fortalece a dinâmica do trabalho com a variação linguística na prática real do funcionamento da língua.
Abstract: This article aims to analyze how linguistic variation is addressed and thematized in the questions on "Languages and their Technologies," specifically those related to the Portuguese language section of the National High School Exam (Enem), from 2020 to 2024. The study is grounded in a sociolinguistic perspective, which recognizes that natural languages vary and evolve over time (Bortoni-Ricardo, 2014; Bagno, 1999, 2010, 2013; Faraco, 2009). This research is both bibliographic and documentary in nature, as it draws on critical materials (articles, books, theses, dissertations) as well as official documents and past Enem exams, which form the primary corpus of analysis. It is a descriptive-interpretative study, given that the data are not only described but also critically analyzed with the support of the referenced literature. The results suggest that Enem addresses linguistic variation in diverse ways, promoting reflection on language as a heterogeneous, variable, and dynamic phenomenon. Moreover, the use of authentic, everyday texts reinforces the practical application of linguistic variation in real language use.
Palavras-chave: ENEM
Linguagem
Variação Linguística
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: SANTOS, Naira de sousa. O exame nacional no ensino médio:em foco a variação linguística 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2352
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf823,18 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.