| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2357| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | O percurso da educação do campo no Piauí: lutas e desafios para alcançar um ensino de qualidade |
| Autor: | Lúcio, Lucilene do Nascimento Gomes |
| Primeiro orientador: | Melo, Antônio Maureni Vaz Verçosa de |
| Resumo: | Esta pesquisa está voltada à análise da Educação Rural no Piauí, procurando melhor compreender em qual contexto o ensino deste Estado irá se desenvolver, quais as barreiras encontradas, quais as vitórias alcançadas em cada período. No início da pesquisa, antes de adentrar ao tema do Estado do Piauí em específico, é feita uma abordagem da Educação Rural em um contexto nacional, procurando entender como se desenrolou o ensino rural no País, quais regiões se destacaram, que tiveram um movimento de desenvolvimento mais lento. Igualmente, é necessário destacar as Leis relacionadas à educação rural, as quais impulsionaram estas conquistas. Os programas criados com o fim de desenvolver as escolas e o ensino ofertado nas mesmas. Trago também a nova abordagem de ensino proposta para os habitantes das zonas rurais, a qual é a educação do campo. Um novo modelo de ensino para os sujeitos que residem nas zonas rurais, o qual traz uma metodologia e práticas em seu currículo que alteram completamente o objetivo do ensino direcionado aos povos do campo. |
| Abstract: | This research focuses on analyzing rural education in Piauí, seeking to better understand the context in which education in this state will develop, the barriers encountered, and the victories achieved in each period. At the beginning of the research, before delving specifically into the state of Piauí, the study examines rural education within a national context, seeking to understand how rural education unfolded in the country, which regions excelled, and which experienced slower development. Likewise, it is important to highlight the laws related to rural education that drove these achievements, as well as the programs created to develop schools and the education offered within them. I also address the new teaching approach proposed for rural residents: rural education. This new teaching model for rural residents incorporates a methodology and practices into its curriculum that completely alter the objective of education aimed at rural communities. |
| Palavras-chave: | Educação Rural Piauí Programas Desenvolvimento Brasil |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em História |
| Citação: | LÚCIO, Lucilene do Nascimento Gomes. O percurso da educação do campo no Piauí: lutas e desafios para alcançar um ensino de qualidade. 2025. 52 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2357 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
