Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2363
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Sâmya Gomes Marinho de-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=924731D00BBAD8E3B27848A0D453D92E#por
dc.contributor.advisor1Botton, Fernando Bagiotto-
dc.contributor.referee1Vázquez, Georgiane Garabely Heil-
dc.contributor.referee2Santos, Fernanda Cássia dos-
dc.contributor.referee3Marinho, Joseanne Zingleara Soares-
dc.date.accessioned2025-07-22T15:54:19Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sâmya Gomes Marinho de. Quebrando o silêncio: diga não às violências contra as mulheres. 2025. 63 f. Produto Educacional (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2363-
dc.description.resumoO presente trabalho busca compartilhar uma proposta de disciplina eletiva para o Novo Ensino Médio do estado do Ceará, concebida como ferramenta pedagógica e meio didático eficaz de reflexão e combate às violências contra as mulheres, recorrendo ao ensino de História. Diante dos alarmantes índices de violência de gênero no Brasil – com destaque para o Ceará, que registra números históricos preocupantes, a iniciativa propõe desnaturalizar esse fenômeno ao situá-lo em perspectivas históricas, sociais e culturais. Para isso, articula discussões sobre a formação do Brasil e do Ceará, o protagonismo das mulheres como sujeitos históricos e as estruturas de poder que perpetuam as violências contra as mulheres. O convite ao desafio dirige-se a professoras(es) e agentes da educação: repensar suas práticas pedagógicas, cotidianas educacionais e militantes, transformando a sala de aula em espaço de diálogo crítico. A disciplina configura-se como um currículo diversificado, que reconhece a História Escolar não apenas como transmissão de conteúdos, mas como arena para problematizar as violências historicamente enraizadas contra as mulheres. Como produto educacional, foi elaborado um manual didático para professores de História interessados no ensino voltado à temática, contendo: ementa, sequências didáticas, atividades, fontes históricas, indicações de filmes, vídeos, músicas e jogos, além de bibliografia complementar para uso e adaptação de acordo com as aspirações do(a) professor(a) em sala de aula.por
dc.description.abstractThis paper aims to share a proposal for an elective subject for the New High School of the state of Ceará, conceived as a pedagogical tool and an effective didactic means of reflecting on and combating violence against women through the teaching of History. Given the alarming rates of gender violence in Brazil - especially in Ceará, which records worrying historical figures -, the initiative proposes to denaturalize this phenomenon by situating it in historical, social and cultural perspectives. To this end, it articulates discussions on the formation of Brazil and Ceará, the protagonism of women as historical subjects and the power structures that perpetuate violence against women. The invitation to the challenge is addressed to teachers and education agents: to rethink their pedagogical practices, daily educational and activist practices, transforming the classroom into a space for critical dialogue. The subject is configured as a diversified curriculum, which recognizes School History not only as a transmission of content, but as an arena to problematize historically rooted violence against women. As an educational product, a teaching manual was prepared for History teachers interested in teaching on the subject, containing: syllabus, teaching sequences, activities, historical sources, recommendations for films, videos, music and games, as well as complementary bibliography for use and adaptation according to the teacher's aspirations in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sâmya Oliveira (sgmarinhodeo@aluno.uespi.br) on 2025-07-22T15:20:17Z No. of bitstreams: 2 PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 48156842 bytes, checksum: 5242f3124c515d34cd7a39b0747add4f (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO ASSINADO - REPERTORIA.pdf: 191432 bytes, checksum: 74b9b2c9a0de902345ee5ab3d622bb68 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-22T15:54:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 48156842 bytes, checksum: 5242f3124c515d34cd7a39b0747add4f (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO ASSINADO - REPERTORIA.pdf: 191432 bytes, checksum: 74b9b2c9a0de902345ee5ab3d622bb68 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-22T15:54:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 48156842 bytes, checksum: 5242f3124c515d34cd7a39b0747add4f (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO ASSINADO - REPERTORIA.pdf: 191432 bytes, checksum: 74b9b2c9a0de902345ee5ab3d622bb68 (MD5) Previous issue date: 2025-05-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectViolência Contra as Mulherespor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectCearápor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleQuebrando o silêncio: diga não às violências contra as mulherespor
dc.title.alternativeBreaking the silence: say no to violence against womeneng
dc.typeProduto Educacionalpor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto Educacional Completo.pdf47,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.