Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2367
Tipo do documento: Monografia
Título: PIBID-UESPI subprojeto de história: (estratégias pedagógicas ativas no ensino de história 2011-2021)
Autor: Silva, Daniel Willamy da
Primeiro orientador: Pedrazzani, Viviane Marini
Primeiro membro da banca: Melo, Antonio Maureni Vaz Verçosa de
Segundo membro da banca: Andrade, Andreia Rodrigues de
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as atividades que foram realizadas pelo o PIBID (Programa de Bolsa de Iniciação a Docência) na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Campus Torquato Neto, do subprojeto de Licenciatura em História no período de 2011 a 2021 ressaltando as atividades dos bolsistas/voluntários pela utilização das metodologias ativas de ensino por parte dos mesmos nas realizações das atividades propostas pelos supervisores e orientadores, em convergência com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que gere o programa. A investigação utiliza como metodologia a analise textual de autores como Lilan Bacich e José Moran, Paulo Freire, Circe Bittencourt e entre outros, bem como pesquisas documentais através dos relatórios produzidos pelos bolsistas/voluntários afim de identificar como essas metodologias ativas de ensino foram utilizadas e também com o uso de fontes orais por parte de entrevistas realizadas, e também a realização de um questionário online para obtenção de dados cruciais para a pesquisa, para obter um panorama de diferentes visões sobre.
Abstract: This research aims to analyze the activities carried out by PIBID (Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation) at the State University of Piaui (UESPI), Torquato Neto Campus, as part of the History Teaching undergraduate subproject from 2011 to 2021. It highlights the participation of scholarship holders and volunteers through their use of active teaching methodologies in the implementation of activities proposed by supervisors and coordinators, in alignment with CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), the managing body of the program. The investigation adopts textual analysis as its methodology, drawing on authors such as Lilan Bacich, Jose Moran, Paulo Freire, Circe Bittencourt, among others. It also includes documentary research through reports produced by scholarship holders and volunteers, in order to identify how these active teaching methodologies were applied. Additionally, the research uses oral sources through interviews, as well as an online questionnaire to gather crucial data for the study and to obtain an overview of different perspectives on the subject.
Palavras-chave: PIBID-UESPI
História
Metodologias Ativas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em História
Citação: SILVA, Daniel Willamy da. PIBID-UESPI subprojeto de história: (estratégias pedagógicas ativas no ensino de história 2011-2021). 2025. 62 f. Monografia (Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2367
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf37,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.