| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2373| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | O último ato: o teatro brasileiro, a censura e a resistência, cultural de Joaquim Lopes Saraiva |
| Autor: | Brito, Danielle Cristina Ribeiro ![]() |
| Primeiro orientador: | Ribeiro, Felipe Augusto dos Santos |
| Resumo: | O artigo analisa o teatro brasileiro no contexto da ditadura militar e a trajetória do teatrólogo piauiense Joaquim Lopes Saraiva, bem como as dificuldades encontradas ao longo dos anos no cenário do teatro brasileiro em meio aos obstáculos, particularmente quando migrou para Brasília, Distrito Federal (DF). Um dos períodos que atravessa a carreira de Saraiva é o período da ditadura militar (1964-1985). Esse período marcado pela censura deixou marcas nas produções artísticas da época e nos meios de comunicação. As peças teatrais que surgiram nessa época começaram a ser censuradas, já que muitas delas tinham o objetivo de denunciar as repressões do governo que anulavam o direito de expressão. Joaquim Saraiva foi um dos sujeitos que sofreu com a grande repressão da censura em sua vida e em suas produções artísticas. Através de uma abordagem que dialoga com a trajetória artística de Saraiva e o cenário do teatro brasileiro, busca-se compreender a resistência cultural desse teatrólogo, que mesmo após retornar ao Piauí por questões de saúde vive a postergar o seu “último ato”: inaugurou um teatro na cidade de Parnaíba em 2018 e segue resistindo na trincheira cultural. |
| Abstract: | This article analyzes Brazilian theater during the military dictatorship and the artistic trajectory of Piauí-born playwright Joaquim Lopes Saraiva. It explores the challenges faced within the national theatrical landscape, particularly during Saraiva's time in Brasília, Federal District. His career intersected with the repressive regime of the military dictatorship (1964–1985), a period marked by censorship that significantly impacted artistic productions and the media. Many theatrical works from this era were suppressed for exposing government repression and for advocating freedom of expression. Saraiva was among the artists affected by this censorship, both personally and professionally. By examining his life and work within the broader context of Brazilian theater, this study highlights his cultural resistance. Even after returning to Piauí due to health issues, Saraiva continued his dedication to theater, culminating in the inauguration of Teatro Saraiva in Parnaíba in 2018—an act that symbolizes his enduring commitment to cultural resistance |
| Palavras-chave: | Teatro Brasileiro Ditadura Militar Joaquim Lopes Saraiva Parnaiba-PI |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em História |
| Citação: | BRITO, Danielle Cristina Ribeiro. O último ato: o teatro brasileiro, a censura e a resistência, cultural de Joaquim Lopes Saraiva . 2025. 35 f. Artigo (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2373 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em História (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

