Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2376
Tipo do documento: Artigo
Título: Da pedagogia do medo á pedagogia do cuidado: nuances nas na literatura infantojuvenil. Uma análise dos contos do irmãos Grimm e o livro "Extraordinário"
Autor: Santos, Mateus Morais dos
Primeiro orientador: Araújo, Thaís Amélia
Primeiro membro da banca: Drumond, Adriano
Segundo membro da banca: Rocha, Dheiky
Resumo: Este estudo realiza uma análise comparativa entre os contos clássicos dos irmãos Grimm e o romance contemporâneo Extraordinário (2012), de R. J. Palacio, com o objetivo de investigar as permanências e transformações na literatura infantojuvenil, especialmente na representação de conflitos como a alteridade, o medo, a superação e o amadurecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória, fundamentada na literatura comparada e em referenciais das áreas de literatura, filosofia e educação. Os principais pesquisadores utilizados na pesquisa foram R. J. Palacio, Jacob e Wilhelm Grimm, Zygmunt Bauman, Bruno Bettelheim e Nelly Novaes Coelho, cujas obras forneceram embasamento teórico e literário para a análise das relações humanas, das narrativas infantis e das construções simbólicas presentes na literatura. Os resultados indicam que, embora ambas as obras compartilhem uma função formativa, divergem nas estratégias: os contos dos Grimm utilizam arquétipos e a pedagogia do medo, enquanto Extraordinário propõe uma pedagogia do cuidado e da empatia. Conclui-se que a literatura infantojuvenil permanece essencial na formação ética e emocional, atuando como espaço de reflexão, acolhimento e desenvolvimento da convivência ética.
Abstract: This study conducts a comparative analysis between the classic tales of the irmãos Grimm and the contemporary novel Extraordinário (2012), by R. J. Palacio, with the aim of investigating the permanences and transformations in children's literature, especially in the representation of conflicts such as otherness, fear, overcoming and maturation. This is a qualitative, bibliographical and exploratory research, based on comparative literature and references from the areas of literature, philosophy and education. The main researchers used in the research were R. J. Palacio, Jacob and Wilhelm Grimm, Zygmunt Bauman, Bruno Bettelheim and Nelly Novaes Coelho, whose works provided theoretical and literary basis for the analysis of human relations, children's narratives and symbolic constructions present in literature. The results indicate that, although both works share a formative function, they diverge in strategies: the Grimm tales use archetypes and the pedagogy of fear, while Extraordinary proposes a pedagogy of care and empathy. It is concluded that children's literature remains essential in ethical and emotional formation, acting as a space for reflection, acceptance and development of ethical coexistence.
Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil
Alteridade
Pedagogia do Cuidado
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: SANTOS, Mateus Morais dos. Da pedagogia do medo á pedagogia do cuidado: nuances nas na literatura infantojuvenil. Uma análise dos contos do irmãos Grimm e o livro "Extraordinário". 2025. 19 f. Artigo (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2376
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf269,04 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.