Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Stéfani de Sousa-
dc.contributor.advisor1Nascimento, Nilzene Natanael de Santana-
dc.contributor.referee1Gonçalves, Valtercia-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Raimunda-
dc.contributor.referee3Nataniel, Nilzene-
dc.date.accessioned2025-07-25T11:09:25Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCARVALHO, Stéfani de Sousa. A dança no contexto da educação infantil. 2025. 21 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2384-
dc.description.resumoO referente artigo aborda a dança no contexto da Educação Infantil e o desenvolvimento psicomotor. Nesta circunstância, explorar, aprofundar e investigar é um processo que vai incentivar, através deste trabalho, futuras pesquisas e práticas pedagógicas em sala de aula. O objetivo geral do estudo é: compreender as contribuições da dança no contexto escolar quando utilizada como ferramenta pedagógica, para o desenvolvimento psicomotor. Essa pesquisa foi realizada durante o período de Estágio Curricular Obrigatório Supervisionado na Educação Infantil. A metodologia utilizada nesta investigação está ancorada na pesquisa qualitativa, com a utilização do método identificado como pesquisa-ação, com adesão ao uso da observação e da entrevista como técnicas de coleta de dados. Os resultados nos levam à compreensão que a pesquisa é continua e que cada estudo é um aprofundamento do tema, adquirindo uma visão acentuada da prática que envolve a psicomotricidade e a dança no cotidiano na sala de aula na Educação Infantil.por
dc.description.abstractThis article addresses dance in the context of Early Childhood Education and psychomotor development. In this circumstance, exploring, deepening and investigating is a process that will encourage, through this work, future research and pedagogical practices in the classroom. The general objective of the study is: to understand the contributions of dance in the school context when used as a pedagogical tool, for psychomotor development. This research was carried out during the period of Mandatory Supervised Curricular Internship in Early Childhood Education. The methodology used in this investigation is anchored in qualitative research, with the use of the method identified as action research, with adherence to the use of observation and interviews as data collection techniques. The results lead us to understand that the research is ongoing and that each study is a deepening of the theme, acquiring a sharp view of the practice that involves psychomotricity and dance in the daily classroom in Early Childhood Education.por
dc.description.provenanceSubmitted by STEFANI CARVALHO (stefanidesouzac@aluno.uespi.br) on 2025-07-25T00:58:48Z No. of bitstreams: 3 Trabalho de conclusão de curso .pdf: 458060 bytes, checksum: 61ff162910a82bada9ff284866a89cc1 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI-_Stefani__assinado.pdf: 120687 bytes, checksum: afc6fb6adbb29413dba898a9291da25c (MD5) Folha-Rosto 1.1.pdf: 123511 bytes, checksum: de3ec35d8d0da1c7ba710cbcabc6193e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-25T11:09:25Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Trabalho de conclusão de curso .pdf: 458060 bytes, checksum: 61ff162910a82bada9ff284866a89cc1 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI-_Stefani__assinado.pdf: 120687 bytes, checksum: afc6fb6adbb29413dba898a9291da25c (MD5) Folha-Rosto 1.1.pdf: 123511 bytes, checksum: de3ec35d8d0da1c7ba710cbcabc6193e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-25T11:09:25Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Trabalho de conclusão de curso .pdf: 458060 bytes, checksum: 61ff162910a82bada9ff284866a89cc1 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI-_Stefani__assinado.pdf: 120687 bytes, checksum: afc6fb6adbb29413dba898a9291da25c (MD5) Folha-Rosto 1.1.pdf: 123511 bytes, checksum: de3ec35d8d0da1c7ba710cbcabc6193e (MD5) Previous issue date: 2025-07-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDançapor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectDesenvolvimento Psicomotorpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA dança no contexto da educação infantilpor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf447,32 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.