Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Fernanda de Sousa-
dc.contributor.advisor1Tourinho, Mary Angélica Costa-
dc.contributor.referee1Tourinho, Mary Angélica Costa-
dc.contributor.referee2Durão, Gustavo de Andrade-
dc.contributor.referee3Araújo, Raimundo Inácio Souza-
dc.date.accessioned2025-07-25T11:38:59Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda de Sousa. Ensino de história e representatividade negra nos anos finais da EJA: vozes negras ecoando na escola. 2025. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2386-
dc.description.resumoA representatividade negra na História do Brasil, por muito tempo, esteve marcada pelo seu processo de escravização, carecendo, portanto, de outras formas de representação na nossa historiografia. Neste sentido, a Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira, fruto das reivindicações do Movimento Negro brasileiro, a partir da segunda metade do século XX, buscou dar visibilidade para a narrativa histórica dos negros(as) que foi invisibilizada, ou mesmo, apagada dos conteúdos ministrados nas nossas escolas. Contudo, a referida lei, por si só, não garantiu a sua aplicabilidade no ambiente educativo, sendo necessário, ainda, buscar maneiras e práticas para torná-la efetiva em nossas salas de aula. Sendo assim, buscamos refletir sobre a presença positiva dos negros(as) na História ensinada em nossas escolas, tendo em vista construir caminhos de efetivação da lei 10.639/03 na EJA. Para embasar teoricamente este trabalho, utilizamos autores(as) como Petrônio Domingues, Joel Rufino, Nilma Lino Gomes, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Sueli Carneiro, Kabenguele Munanga, entre outros, que são de fundamental importância para a análise desta pesquisa. A proposição de intervenção na escola será a elaboração de uma sequência didática para o Ensino de História e cultura afrobrasileira na EJA: Vozes negras ecoando na escola, a fim de contribuir para que a educação das relações étnico-raciais se torne presente no ambiente escolar.por
dc.description.abstractBlack representativeness in Brazil’s history was influenced by its enslavement process. therefore needing to find other ways of representing the black population in our historiography. Thus, law 10.639/03, which made mandatory to teach African History and Afro-Brazilian culture, as a result of the requests of the Brazilian Black Movement from the second half of the 20th century seeks to allow the historical narrative of black people that was removed from the content taught in schools to be seen again. However, the law alone did not guarantee its applicability in the educational field, it is still necessary to look for ways and practices to make it effective in classrooms. Therefore, we seek to reflect on the positive presence of black people in the History taught in schools, aiming to build ways to implement law 10.639/03 in Youth and Adult Education – YAE (EJA in Portuguese). To provide theoretical support for this work, we used authors such as Petronio Domingues, Joel Rufino, Nilma Lino Gomes, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Silvio Almeida, Kabenguele Munanga, among others, who are fundamental to the analysis of this research. As a proposal for intervention in the school, a didactic sequence will be developed for the Teaching of Afro-Brazilian History and Culture in EJA: Black voices echoing in the school, aiming for the education of ethnic-racial relations to be part of the school space.por
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda de Sousa Silva (fdessilva@aluno.uespi.br) on 2025-07-24T18:50:58Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAO_FERNANDA_DE_SOUSA_SILVA_versao_final (2).pdf: 5268200 bytes, checksum: 9a7dca908311c9dc2a5a7a12b1968c9c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Boa tarde, Anexe o termo de autorização preenchido e assinado por você e o orientador. https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf on 2025-07-24T18:54:48Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda de Sousa Silva (fdessilva@aluno.uespi.br) on 2025-07-25T01:07:20Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAO_FERNANDA_DE_SOUSA_SILVA_versao_final (2).pdf: 5268200 bytes, checksum: 9a7dca908311c9dc2a5a7a12b1968c9c (MD5) Fernanda Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado.pdf: 83638 bytes, checksum: f8aa22dedfad8e74d57df2074c56b6c3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-25T11:38:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAO_FERNANDA_DE_SOUSA_SILVA_versao_final (2).pdf: 5268200 bytes, checksum: 9a7dca908311c9dc2a5a7a12b1968c9c (MD5) Fernanda Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado.pdf: 83638 bytes, checksum: f8aa22dedfad8e74d57df2074c56b6c3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-25T11:38:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAO_FERNANDA_DE_SOUSA_SILVA_versao_final (2).pdf: 5268200 bytes, checksum: 9a7dca908311c9dc2a5a7a12b1968c9c (MD5) Fernanda Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado.pdf: 83638 bytes, checksum: f8aa22dedfad8e74d57df2074c56b6c3 (MD5) Previous issue date: 2025-05-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectEducação das Relações Étnico-Raciaispor
dc.subjectEJApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino de história e representatividade negra nos anos finais da EJA: vozes negras ecoando na escolapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf5,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.