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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2388| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Memória e história da infância e juventude para aulas de história na educação básica acerca da ditadura militar brasileira (1964-1985) |
| Autor: | Silva, Antonio Eldo |
| Primeiro orientador: | Durão, Gustavo de Andrade |
| Primeiro membro da banca: | Durão, Gustavo de Andrade |
| Segundo membro da banca: | Reisdorfer, Thiago |
| Terceiro membro da banca: | Mattos, Rômulo Costa |
| Resumo: | Este trabalho propõe uma intervenção pedagógica para o Ensino de História nas séries finais do ensino fundamental (8º e 9º anos), focada no estudo da Ditadura Militar Brasileira (1964-1985), conforme diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa utiliza metodologia qualitativa para analisar a memória e história social da infância e juventude durante o regime autoritário iniciado pelo golpe de 1964.Como resultado, desenvolve-se uma sequência didática que inclui atividades de análise e reflexão sobre as memórias e os sujeitos históricos infanto-juvenis da época. O trabalho pedagógico emprega diversas fontes históricas e historiográficas, com estratégias variadas, como o estudo de depoimentos de indivíduos afetados pela repressão e pelas políticas sociais dirigidas aos jovens durante o regime militar. Busca-se, assim, promover práticas educativas que reconheçam crianças e adolescentes como protagonistas nas narrativas escolares sobre esse período basilar da história republicana do Brasil. |
| Abstract: | Este trabajo propone una intervención pedagógica para la Enseñanza de la Historia en los últimos años de la escuela primaria (8º y 9º año), centrada en el estudio de la Dictadura Militar Brasileña (1964-1985), según directrices de la Base Curricular Común Nacional (BNCC). La investigación utiliza una metodología cualitativa para analizar la memoria y la historia social de la infancia y la juventud durante el régimen autoritario iniciado por el golpe de 1964. Como resultado, se desarrolla una secuencia didáctica que incluye actividades de análisis y reflexión sobre las memorias de la niñez y los temas históricos del tiempo. El trabajo pedagógico emplea diversas fuentes históricas e historiográficas, con estrategias variadas, como el estudio de testimonios de personas afectadas por la represión y las políticas sociales dirigidas a los jóvenes durante el régimen militar. El objetivo es, por tanto, promover prácticas educativas que reconozcan a niños y adolescentes como protagonistas de las narrativas escolares sobre este período fundamental de la historia republicana de Brasil. |
| Palavras-chave: | Ensino de História Ditadura Militar Brasileira História da Infância e Juventude Memória Social |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
| Citação: | SILVA, Antonio Eldo. Memória e história da infância e juventude para aulas de história na educação básica acerca da ditadura militar brasileira (1964-1985). 2024. 159 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2388 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História |
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| Dissertação Completa.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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