Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2390
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Crianças entre a fantasia e o real na ditadura militar em "Clarice": perspectivas libertárias
Autor: Silva, Alane Ribeiro
Primeiro orientador: Rocha, Dheiky do Rêgo Monteiro
Primeiro membro da banca: Silva, Brígida Mônica Alves
Segundo membro da banca: Drumond, Adriano Lima
Resumo: O presente estudo analisa o livro Clarice (2018), de Roger Mello, com ilustrações de Felipe Cavalcante, considerando a literatura infantil e juvenil um meio de oposição ao período da Ditadura Militar no Brasil. A pesquisa tem como objetivo investigar como se configura a fantasia e o real no âmbito do regime militar, vivenciado representativamente por crianças protagonistas da obra Clarice (2018), por meio da interação entre palavra e ilustração, na perspectiva de um caráter libertário. A metodologia da pesquisa adotada é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, de natureza descritivo-interpretativa e analítica, focada na análise da história e das ilustrações presentes no livro literário, na perspectiva de uma crítica literária; em conjunto com teorias fundamentais sobre literatura infantil e juvenil, fantasia e real, opressão, texto escrito e ilustração e imaginário libertador. Os achados demonstram que a união entre texto e imagem auxilia na criação de uma interpretação crítica da realidade, permitindo que a fantasia funcione não como escapismo, mas como um jeito de encarar, simbolicamente, e construir significados. A obra revela-se um caso relevante de como a literatura infantil e juvenil pode ser um lugar de liberdade, ao dar às crianças representadas, em situações difíceis, a chance de serem as personagens distintas de sua trajetória. A pesquisa salienta, portanto, a capacidade da literatura de levar à reflexão, revisitar momentos históricos importantes do Brasil, em perspectivas libertárias, como identidade, liberdade e resistência, e, consequentemente, incentivar a emancipação do jovem leitor, por meio de uma produção criativa, instigante e engajada aos temas sociais.
Abstract: This study analyzes the book Clarice (2018), by Roger Mello, with illustrations by Felipe Cavalcante, considering children's and young adult literature as a means of opposition to the period of the Military Dictatorship in Brazil. The research aims to investigate how fantasy and reality are configured within the scope of the military regime, experienced representatively by children's protagonists of the work Clarice (2018), through the interaction between word and illustration, from the perspective of a libertarian character. The research methodology adopted is a qualitative approach, of a bibliographic nature, of a descriptive-interpretative and analytical nature, focused on the analysis of the story and illustrations present in the literary book, from the perspective of literary criticism; together with fundamental theories on children's and young adult literature, fantasy and reality, oppression, written text and illustration and liberating imaginary. The findings demonstrate that the union between text and image helps in the creation of a critical interpretation of reality, allowing fantasy to function not as escapism, but as a way of symbolically facing and constructing meanings. The work reveals itself to be a relevant case of how children's and young adult literature can be a place of freedom, by giving children represented in difficult situations the chance to be the distinct characters in their trajectory. The research therefore highlights the capacity of literature to lead to reflection, revisit important historical moments in Brazil, from libertarian perspectives, such as identity, freedom and resistance, and, consequently, encourage the emancipation of young readers, through creative, thought-provoking and engaged production on social issues.
Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil
Fantasia e Real
Ditadura Militar
Imaginário Libertador
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: SILVA, Alane Ribeiro. Crianças entre a fantasia e o real na ditadura militar em "Clarice": perspectivas libertárias. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2390
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf4,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.