| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2391| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Explorando o impacto do lazer e recreação na formação integral das crianças: estratégias e benefícios na educação física - uma revisão narrativa |
| Autor: | Lima, Luana Dantas |
| Primeiro orientador: | Santos, Ana Kariele da Silva |
| Primeiro membro da banca: | Moura, Edênia |
| Segundo membro da banca: | Costa, Francisco |
| Resumo: | A formação integral das crianças é essencial para a construção de uma sociedade saudável e engajada. Nesse sentido, o lazer e a recreação desempenham um papel fundamental ao proporcionar experiências que transcendem o ambiente escolar tradicional. A Educação Física, como parte indispensável do currículo escolar, oferece oportunidades para o desenvolvimento de habilidades físicas, sociais e emocionais. O trabalho teve como objetivo analisar através de uma revisão de literatura, o impacto do lazer e da recreação na formação integral das crianças, apontando estratégias eficazes que otimizaram esses benefícios. Diante disso, é preciso compreender como a integração de atividades de lazer e recreação nos programas de Educação Física pode influenciar o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças, identificando estratégias eficazes para otimizar esses benefícios. Trata-se de uma revisão narrativa que examina os achados científicos sobre o tema. Os estudos analisados destacam amplamente: O impacto do lazer e da recreação na formação integral das crianças, ressaltando estratégias e benefícios na Educação Física. A revisão abrange publicações de 2015 a 2025 garantindo uma abordagem atualizada e abrangente. Os resultados evidenciam os múltiplos benefícios dessas práticas na formação infantil. Conclui-se que o lazer e a recreação possibilitam às crianças a exploração de suas identidades individuais e coletivas, fortalecendo a autoestima e promovendo um maior senso de pertencimento. |
| Abstract: | The integral development of children is essential for building a healthy and engaged society. In this context, leisure and recreation play a fundamental role by providing experiences that go beyond the traditional school environment. Physical Education, as an indispensable part of the school curriculum, offers opportunities for the development of physical, social, and emotional skills. This study aimed to analyze, through a literature review, the impact of leisure and recreation on the integral development of children, highlighting effective strategies that optimize these benefits. Therefore, it is necessary to understand how integrating leisure and recreational activities into Physical Education programs can influence children's physical, emotional, and social development, identifying effective strategies to enhance these outcomes. This is a narrative review that examines scientific findings on the topic. The analyzed studies broadly emphasize the impact of leisure and recreation on children's holistic development, highlighting strategies and benefits within Physical Education. The review covers publications from 2015 to 2025, ensuring an updated and comprehensive approach. The results reveal the multiple benefits of these practices in childhood development. It is concluded that leisure and recreation allow children to explore their individual and collective identities, strengthening self-esteem and promoting a greater sense of belonging. |
| Palavras-chave: | Desenvolvimento Infantil Educação Física Lazer |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Educação Física |
| Citação: | LIMA, Luana Dantas. Explorando o impacto do lazer e recreação na formação integral das crianças: estratégias e benefícios na educação física - uma revisão narrativa. 2025. 39 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2391 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
