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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2392| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Idas-vindas, afeições e desencontros: itinerários musicais e circuitos de nós e dos outros |
| Autor: | Gomes, Rafael Marques ![]() |
| Primeiro orientador: | Figueiredo, Luciano Silva |
| Primeiro membro da banca: | Forno, Marlise Amária Reinehr Dal |
| Segundo membro da banca: | Souza, Ighor Thiago Silva de |
| Resumo: | Esta dissertação intitulada “Idas-Vindas, Afeições e Desencontros: itinerários musicais e circuitos de nós e dos outros”, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Universidade Estadual do Piauí, propõe o atravessamento dos eventos musicais que ocorrem entre os grupos Reação do Gueto e Baile Afrosamurai na cidade de Teresina, capital do Piauí. As análises são qualiquantitativas, baseadas na etnografia e na fotoetnografia - a etnografia deve ser compreendida como uma maneira específica de conhecer a vida social, sonora e as cosmologias que perpassam a coleta de informações, transformadas posteriormente em dados a partir da interlocução com as pessoas . Para a fase de campo, o percurso metodológico está sendo alicerçado na abordagem etnográfica e história de vida, extraindo testemunhos orais, lembranças, memórias, retratados por meio de narrativas e relatos para que possamos investigar as sociabilizações dos grupos analisados fundamentando-se na observação participante, utilizando diário de campo, mediante anotações, registros de áudios e vídeos. Entendemos a abrangência das relações que constituem o evento musical como uma relação de sobredeterminação de experiências, destacamos a importância da performance nas trocas que mobilizam a música na interrelação entre culturas expressivas (performáticas) o som (o espaço-tempo) e o movimento (o deslocamento das agências). Os grupos Reação do Guetto e o Baile Afrosamurai, apresentam, respectivamente, encontros mobilizados em torno do Hip-hop e dos bailes funk na cidade de Teresina, constituindo seus eventos musicais uma interseção entre os musicantes, os sons que são ancorados em suas relativas culturas expressivas e as ações que justificam os deslocamentos das pessoas. Esta pesquisa se estabelece no conectar-se com a multiplicação e expansão das noções de pessoa (humana e não-humana) e musicante pela percepção de outras ontologias que habitam o cosmo e constituem-se pelos sons e pela música. |
| Abstract: | This dissertation, entitled “Idas-Vindas, Afeições e Desencontros: itinerários musicais e circuitos de nós e dos outros”,developed in conjunction with the Graduate Program in Society and Culture at the State University of Piauí, proposes the analysis of musical events that occur between the groups Reação do Gueto and Baile Afrosamurai in the city of Teresina, capital of Piauí. The analyses are qualitative and quantitative, based on ethnography and photoethnography - ethnography should be understood as a specific way of knowing the social life, sound and cosmologies that permeate the collection of information, later transformed into data from the dialogue with the person. For the fieldwork, the methodological path is being based on the ethnographic approach and life history, extracting oral testimonies and memories portrayed through narratives and reports so that we can investigate the socializations of the groups analyzed, based on participant observation using a field diary, notes, audio and video recordings. We understand the scope of the relationships that constitute the musical event as a relationship of overdetermination of experiences, highlighting the importance of performance in the exchanges that mobilize music in the interrelation between expressive (performative) cultures, sound (space- time) and movement (the displacement of agencies). The groups Reação do Guetto and Baile Afrosamurai, respectively, present meetings mobilized around Hip-hop and bailes funk in the city of Teresina, constituting their musical events an intersection between the musicians (musicking), the sounds that are anchored in their relative expressive cultures and the actions that justify the displacements of people. This research is established by connecting with the multiplication and expansion of the notions of person (human and non-human) and musician through the perception of other ontologies that inhabit the cosmos and are constituted by sounds and music. |
| Palavras-chave: | Antropologia da Música Perspectivismo Música Arte Etnologia |
| Área(s) do CNPq: | ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura |
| Citação: | GOMES, Rafael Marques. Idas-vindas, afeições e desencontros: itinerários musicais e circuitos de nós e dos outros. 2025. 107 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2392 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura |
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