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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2393| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Associação entre atividade física e estresse em professores com alta carga horária de trabalho |
| Autor: | Sousa, Eduardo Henrique de Freitas ![]() |
| Primeiro orientador: | Silva, Glauber Castelo Branco |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Ana Kariele da Silva |
| Segundo membro da banca: | Moura, Ayla de Jesus |
| Resumo: | Os professores enfrentaram diversos desafios dentro e fora da sala de aula, como o desinteresse dos alunos, indisciplina, episódios de violência, excesso de carga horária e trabalho em múltiplas escolas. Esses fatores contribuíram para o aumento do estresse e de outros distúrbios mentais. A prática de atividades físicas foi indicada por profissionais da saúde e da educação física como uma alternativa eficaz para aliviar esses sintomas. O estudo teve como objetivo principal investigar a associação entre atividade física e estresse em professores com carga horária elevada de trabalho. A amostra foi composta por 32 professores, sendo 75,8% com mais de 35 anos, 82% classificados como ativos, 100% com percepção de saúde boa ou melhor, 81,8% com carga horária igual ou superior a 40 horas semanais, 51% declararam nível de estresse moderado e 66,8% tinham mais de 6 anos de atuação docente. O estudo teve caráter observacional associativo, no qual foram utilizadas medidas de proporção e o teste Exato de Fisher, com valor de p = 0 > 0,05. Não foram encontradas associações entre o nível de atividade física e os níveis de estresse em professores com alta carga horária de trabalho. Concluiu-se que as proporções do nível de atividade física não estiveram relacionadas aos níveis de estresse dos participantes da pesquisa |
| Abstract: | Currently, teachers face various challenges both inside and outside the classroom, such as
student disengagement, indiscipline, episodes of violence, excessive workloads, and
employment at multiple schools. These factors contribute to increased stress and other mental
health disorders. The practice of physical activity has been recommended by health and
physical education professionals as an effective alternative for alleviating these symptoms.
The primary objective of this study is to investigate the positive impacts of physical activity
on the management of stress among teachers with high workloads. The sample consisted of
32 teachers, of whom 75.8% were over 35 years old, 82% were physically active, 100%
reported good health, 81.8% worked 40 or more hours per week, 51% reported moderate
stress, and more than 66.8% had over 6 years of professional experience. This study has an
associative observational design, utilizing proportion measures and Fisher’s Exact Test, with
a p-value > 0.05. No associations were found between physical activity levels and stress
among teachers with heavy workloads. It is concluded that the levels of physical activity are
not related to the stress levels among the study participants. Os professores enfrentaram diversos desafios dentro e fora da sala de aula, como o desinteresse dos alunos, indisciplina, episódios de violência, excesso de carga horária e trabalho em múltiplas escolas. Esses fatores contribuíram para o aumento do estresse e de outros distúrbios mentais. A prática de atividades físicas foi indicada por profissionais da saúde e da educação física como uma alternativa eficaz para aliviar esses sintomas. O estudo teve como objetivo principal investigar a associação entre atividade física e estresse em professores com carga horária elevada de trabalho. A amostra foi composta por 32 professores, sendo 75,8% com mais de 35 anos, 82% classificados como ativos, 100% com percepção de saúde boa ou melhor, 81,8% com carga horária igual ou superior a 40 horas semanais, 51% declararam nível de estresse moderado e 66,8% tinham mais de 6 anos de atuação docente. O estudo teve caráter observacional associativo, no qual foram utilizadas medidas de proporção e o teste Exato de Fisher, com valor de p = 0 > 0,05. Não foram encontradas associações entre o nível de atividade física e os níveis de estresse em professores com alta carga horária de trabalho. Concluiu-se que as proporções do nível de atividade física não estiveram relacionadas aos níveis de estresse dos participantes da pesquisa |
| Palavras-chave: | Atividade Física Estresse Professores |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Educação Física |
| Citação: | SOUSA, Eduardo Henrique. Associação entre atividade física e estresse em professores com alta carga horária de trabalho. 2025. 30 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2393 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS) |
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