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Tipo do documento: Monografia
Título: Associação entre atividade física e estresse em professores com alta carga horária de trabalho
Autor: Sousa, Eduardo Henrique de Freitas 
Primeiro orientador: Silva, Glauber Castelo Branco
Primeiro membro da banca: Santos, Ana Kariele da Silva
Segundo membro da banca: Moura, Ayla de Jesus
Resumo: Os professores enfrentaram diversos desafios dentro e fora da sala de aula, como o desinteresse dos alunos, indisciplina, episódios de violência, excesso de carga horária e trabalho em múltiplas escolas. Esses fatores contribuíram para o aumento do estresse e de outros distúrbios mentais. A prática de atividades físicas foi indicada por profissionais da saúde e da educação física como uma alternativa eficaz para aliviar esses sintomas. O estudo teve como objetivo principal investigar a associação entre atividade física e estresse em professores com carga horária elevada de trabalho. A amostra foi composta por 32 professores, sendo 75,8% com mais de 35 anos, 82% classificados como ativos, 100% com percepção de saúde boa ou melhor, 81,8% com carga horária igual ou superior a 40 horas semanais, 51% declararam nível de estresse moderado e 66,8% tinham mais de 6 anos de atuação docente. O estudo teve caráter observacional associativo, no qual foram utilizadas medidas de proporção e o teste Exato de Fisher, com valor de p = 0 > 0,05. Não foram encontradas associações entre o nível de atividade física e os níveis de estresse em professores com alta carga horária de trabalho. Concluiu-se que as proporções do nível de atividade física não estiveram relacionadas aos níveis de estresse dos participantes da pesquisa
Abstract: Currently, teachers face various challenges both inside and outside the classroom, such as student disengagement, indiscipline, episodes of violence, excessive workloads, and employment at multiple schools. These factors contribute to increased stress and other mental health disorders. The practice of physical activity has been recommended by health and physical education professionals as an effective alternative for alleviating these symptoms. The primary objective of this study is to investigate the positive impacts of physical activity on the management of stress among teachers with high workloads. The sample consisted of 32 teachers, of whom 75.8% were over 35 years old, 82% were physically active, 100% reported good health, 81.8% worked 40 or more hours per week, 51% reported moderate stress, and more than 66.8% had over 6 years of professional experience. This study has an associative observational design, utilizing proportion measures and Fisher’s Exact Test, with a p-value > 0.05. No associations were found between physical activity levels and stress among teachers with heavy workloads. It is concluded that the levels of physical activity are not related to the stress levels among the study participants.
Os professores enfrentaram diversos desafios dentro e fora da sala de aula, como o desinteresse dos alunos, indisciplina, episódios de violência, excesso de carga horária e trabalho em múltiplas escolas. Esses fatores contribuíram para o aumento do estresse e de outros distúrbios mentais. A prática de atividades físicas foi indicada por profissionais da saúde e da educação física como uma alternativa eficaz para aliviar esses sintomas. O estudo teve como objetivo principal investigar a associação entre atividade física e estresse em professores com carga horária elevada de trabalho. A amostra foi composta por 32 professores, sendo 75,8% com mais de 35 anos, 82% classificados como ativos, 100% com percepção de saúde boa ou melhor, 81,8% com carga horária igual ou superior a 40 horas semanais, 51% declararam nível de estresse moderado e 66,8% tinham mais de 6 anos de atuação docente. O estudo teve caráter observacional associativo, no qual foram utilizadas medidas de proporção e o teste Exato de Fisher, com valor de p = 0 > 0,05. Não foram encontradas associações entre o nível de atividade física e os níveis de estresse em professores com alta carga horária de trabalho. Concluiu-se que as proporções do nível de atividade física não estiveram relacionadas aos níveis de estresse dos participantes da pesquisa
Palavras-chave: Atividade Física
Estresse
Professores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Educação Física
Citação: SOUSA, Eduardo Henrique. Associação entre atividade física e estresse em professores com alta carga horária de trabalho. 2025. 30 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2393
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS)

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