Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2394
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Paloma Figueredo-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Mirian Folha de Araújo-
dc.date.accessioned2025-07-28T14:10:23Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationROCHA, Paloma Figueredo. A gestão democrática e contribuições do grêmio estudantil. 2025. 12 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Corrente, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2394-
dc.description.resumoA implantação de um grêmio estudantil se apresenta como uma estratégia fundamental para promover a cidadania, o protagonismo juvenil e a construção de um ambiente escolar mais democrático e participativo. A pesquisa se propõe a investigar como a criação de grêmios estudantis pode impactar a gestão escolar e a formação de uma cultura de participação entre os alunos. O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância dos grêmios estudantis para a gestão escolar democrática. E os objetivos específicos são: identificar as principais funções e atribuições dos grêmios estudantis; discutir os desafios enfrentados na implementação de um grêmio estudantil; avaliar o significado e a importância da participação estudantil na gestão democrática da escola. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, baseada em artigos científicos e material teórico já produzido sobre o tema. Os resultados encontrados revelaram que os grêmios estudantis desempenham um papel crucial na promoção da participação e da democracia nas escolas brasileiras. A análise das funções dos grêmios demonstrou que, além de serem espaços de representação estudantil, eles fomentam habilidades como liderança, trabalho em equipe e cidadania. Contudo, desafios como a falta de apoio institucional e a desmotivação dos alunos limitam sua eficácia. A pesquisa indicou que a participação ativa dos alunos nas decisões escolares contribui para um ambiente mais inclusivo e colaborativo. Concluímos que, apesar dos desafios, os grêmios estudantis são fundamentais para a construção de uma cultura participativa e democrática nas instituições de ensino, sendo essencial que haja um maior investimento e suporte para fortalecer sua atuação e garantir a efetividade de sua missão.por
dc.description.abstractThe implementation of a student union is a fundamental strategy to promote citizenship, youth protagonism and the construction of a more democratic and participatory school environment. The research aims to investigate how the creation of student unions can impact school management and the formation of a culture of participation among students. The general objective of this work is to analyze the importance of student unions for democratic school management. And the specific objectives are: to identify the main functions and responsibilities of student unions; to discuss the challenges faced in the implementation of a student union; to evaluate the meaning and importance of student participation in the democratic management of the school. The methodology adopted was a bibliographic review, based on scientific articles and theoretical material already produced on the subject. The results found revealed that student unions play a crucial role in promoting participation and democracy in Brazilian schools. The analysis of the functions of student unions demonstrated that, in addition to being spaces for student representation, they foster skills such as leadership, teamwork and citizenship. However, challenges such as lack of institutional support and student demotivation limit their effectiveness. The research indicated that active student participation in school decisions contributes to a more inclusive and collaborative environment. We conclude that, despite the challenges, student unions are essential for building a participatory and democratic culture in educational institutions, and that greater investment and support are essential to strengthen their performance and ensure the effectiveness of their mission.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Paloma Figueredo (paloma.figueredo.r@aluno.uespi.br) on 2025-07-28T12:42:02Z No. of bitstreams: 2 Artigo_Paloma .pdf: 179275 bytes, checksum: ed6742c2cd95221723e321fcea11906f (MD5) Paloma__assinado.pdf: 128271 bytes, checksum: 69d327dea0c440a14b8b1dce622b82cd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-28T14:10:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_Paloma .pdf: 179275 bytes, checksum: ed6742c2cd95221723e321fcea11906f (MD5) Paloma__assinado.pdf: 128271 bytes, checksum: 69d327dea0c440a14b8b1dce622b82cd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-28T14:10:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_Paloma .pdf: 179275 bytes, checksum: ed6742c2cd95221723e321fcea11906f (MD5) Paloma__assinado.pdf: 128271 bytes, checksum: 69d327dea0c440a14b8b1dce622b82cd (MD5) Previous issue date: 2025-06-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGrêmio Estutandilpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectGestão Escolarpor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpor
dc.titleA gestão democrática e contribuições do grêmio estudantilpor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Jesualdo Cavalcanti – CORRENTE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf175,07 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.