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Tipo do documento: Monografia
Título: Ensino de botânica em espaços não convencionais: estudo de caso com alunos de escola pública do Piauí
Autor: Morais, Kelson José da Silva 
Primeiro orientador: Santos, Polyhanna Ruth Gomes dos
Primeiro membro da banca: Vieira, Fábio José
Segundo membro da banca: Rodrigues, Ananda Gonçalves
Resumo: O presente trabalho investiga novas formas de ensinar botânica para estudantes do ensino médio, buscando superar a percepção negativa e a falta de interesse pela disciplina. O estudo foi realizado em uma escola pública do município de Inhuma-PI, envolvendo aulas teóricas e práticas em ambientes abertos (aulas de campo). A pesquisa aponta que métodos mais ativos e dinâmicos, como as atividades fora da sala de aula, que podem melhorar a compreensão, o engajamento e a motivação dos alunos, além de combater a chamada “impercepção botânica” — termo relacionado a dificuldade dos estudantes em perceber a importância e o valor das plantas no cotidiano. Foram aplicados questionários antes e depois das atividades práticas, demonstrando que os alunos apresentaram melhor retenção de conteúdo e maior interesse quando participaram de aulas práticas ao ar livre. O trabalho defende a adoção de metodologias ativas e a diversificação dos espaços de ensino para tornar o aprendizado de botânica mais significativo, prazeroso e conectado com a realidade dos estudantes.
Abstract: This study investigates new ways of teaching botany to high school students, aiming to overcome the negative perception and lack of interest in the subject. The research was conducted in a public school in the municipality of Inhuma, Piauí, involving both theoretical classes and practical activities in open environments (field classes). The research indicates that more active and dynamic methods, such as activities conducted outside the classroom, can improve students' understanding, engagement, and motivation, in addition to combating what is known as “botanical imperception” — a term related to students’ difficulty in recognizing the importance and value of plants in everyday life. Questionnaires were applied before and after the practical activities, demonstrating that students showed better content retention and greater interest when participating in outdoor practical classes. The study supports the adoption of active methodologies and the diversification of teaching spaces to make botany learning more meaningful, enjoyable, and connected to students’ real-world experiences.
Palavras-chave: Ensino de Botânica
Metodologias Ativas
Aulas de Campo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: MORAIS, Kelson José da Silva. Ensino de botânica em espaços não convencionais: estudo de caso com alunos de escola pública do Piauí. 2025. 33 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2396
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Professor Barros Araújo – PICOS)

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