| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2402| Tipo do documento: | Anais e Livros de Resumos |
| Título: | Bullying nas escolas: orientações sobre o papel dos agentes educacionais |
| Autor: | Freitas, Camila Siqueira Cronemberger Ramos, Fábia Coimbra Félix, Pedro Henrique de Carvalho Pereira Alves, Rita de Cássia da Silva Sousa, Silvana Teixeira de Araújo |
| Resumo: | A presente cartilha oferece orientações para os agentes educadores que, no âmbito escolar, têm se deparado com a violência nas escolas, incluindo casos de bullying. O fenômeno do bullying gera consequências educacionais e psicológicas para todos os envolvidos (vítima, testemunha e agressor). Além disso, faz referência à esfera jurídica, uma vez que cita as leis que o respaldam e apresenta os principais canais de comunicação. O fácil acesso e a disposição sucinta das informações cumprem o propósito informativo do material, que não se restringe à comunidade escolar, sendo de livre acesso ao público em geral. Trata-se de uma ferramenta de caráter informativo, interventivo e preventivo no combate ao bullying nas escolas. |
| Abstract: | This booklet offers guidance for educational agents who, in the school environment, have encountered violence in schools, including cases of bullying. The phenomenon of bullying generates educational and psychological consequences for all involved (victim, witness, and aggressor). Furthermore, it addresses the legal sphere, citing the laws that support it and presenting the main communication channels. The easy access and succinct presentation of the information fulfills the informative purpose of the material, which is not restricted to the school community but is freely accessible to the general public. It is an informative, interventional, and preventive tool in combating bullying in schools. |
| Palavras-chave: | Bullying Escola Agentes Educacionais |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | FUESPI |
| Programa: | |
| Citação: | FREITAS, Camila Siqueira Cronemberger et al. Bullying nas escolas: orientações sobre o papel dos agentes educacionais. Teresina: FUESPI, 2025. Disponível em:http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2402. Acesso em: |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2402 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Anais e Livros de Resumos |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Livro Completo.pdf | 694,9 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
